sábado, 22 de agosto de 2009

À descoberta da Turquia

ISTAMBUL: a grande cidade


"Cidade transbordante de luz e som, embrulhada no caos de um monstruoso tecido urbano, fica a 450 km de Ancara, mas tem honras de capital, talvez em homenagem aos impérios que presidiu. As buzinas rivalizam com as orações muçulmanas difundidas por altifalantes, o que gera um burburinho de fundo constante. A metrópole é um gigantesco mercado onde tudo se vende, e depois, os cheiros..."



Istambul é uma cidade moderna com uma população de aproximadamente 14 milhões de habitantes, possuindo a maior densidade populacional da Turquia.


Istambul divide-se em duas grandes áreas: o lado Europeu (onde se localizam os pontos turísticos mais importantes) e o lado Asiático. Estas áreas encontram-se separados pelo estreito de Bósforo, que liga o Mar de Mármara (sul) ao Mar Negro (norte). A maioria da população vive do lado Asiático e trabalha no lado Europeu da cidade.




Em Istambul, nada mais é tão visível, como a enorme quantidade de minaretes que parecem querer furar o céu, como se fossem agulhas ponteagudas. As fabulosas mesquitas e seus minaretes consagram a Istambul uma das cidades mais exóticas e atraentes. De facto as mesquitas são inúmeras e estão sempre presentes no horizonte, sejam elas avistadas do lado europeu ou asiático. E os minaretes estão lá, há centenas de anos servindo aos desígnios do Corão, difundindo os cânticos a avisarem que é hora da oração.




Poucas cidades europeias conseguem reunir numa só tanta diversidade cultural, a herança de três milénios de história. São cheiros, cores, sons, imagens e paladares, religiões, cultura, arquitectura - diversidade que está registrada em cada bairro, em cada construção, templo e manifestação cultural. Istambul não é apenas uma metrópole, é também uma das cidades mais incríveis do mundo.






A Mesquita do Sultão Ahmet mais conhecida pela Mesquita Azul, (assim chamada devido aos azulejos azuis de Iznik que decoram o seu interior), é um dos edificios religiosos mais famosos do mundo e o maior de Istambul, foi construida entre 1609-16. Serena em qualquer altura, fica no seu melhor à noite, quando está iluminada.





Em frente da Mesquita Azul e junto da famosa praça de Sultanahmet, encontra-se outro dos grandes monumentos arquitecturais do mundo com mais de 1400 anos: a Haghia Sophia (Santa Sofia), a "Igreja da Sagrada Sabedoria".





I

3 comentários:

O céu da Céu disse...

Sempre atenta ao "Caminhar do Sul".
Um grande abraço de amiga.

MJ disse...

É bom saber que temos amigas/os sempre atentas/os a este espaço, pois são eles que dão força e vida a este "Caminhar do Sul".

Bem haja Céu!

Beijos M.João

Ju Reina disse...

Nota 1000 para CAMINHAR NO SUL !!!

Um bjo,amiga!!!

Caminhar do Sul no Mundo