quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ainda em Éfeso - A casa da Virgem Maria


A casa de Nossa Senhora em Éfeso: um ícone da Igreja


Nas montanhas próximas da cidade de Selçuk e a cerca de 8Km das ruinas da cidade romana de Éfeso, encontra-se uma casa, na qual se crê, segundo a tradição, que foi a ultima morada da Virgem Maria, mãe de Jesus.





A caminho de Meryemana - Éfeso 2009 -




“Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava (João), disse a ela: – Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.”
João (19,26-27)


Depois da morte de Jesus os discípulos espalharam-se pelo mundo conhecido de então (Império Romano), tendo João ido para Éfeso (que na altura era um importante porto marítimo nas margens do mediterrâneo) acompanhado por Maria, mãe de Jesus.

Em 1881 durante umas escavações arqueológicas foram descobertas as ruínas de uma pequena casa de tecto baixo com um pequeno altar no seu interior e uma estátua da Virgem Maria sem as mãos.



Embora as ruínas descobertas remontem ao século VI, as suas fundações revelam ser do séc. I. A casa que hoje encontramos resulta duma reconstrução efectuada nos anos 50.
Desta casa pode ver-se a cidade de Éfeso e o mar Egeu, exactamente como descreve Catharina Emmerick nos seus relatos. Acredita-se que antes da descoberta destas escavações outras pessoas já conheciam o local como lugar de culto à Virgem Maria, tratando-se de uma comunidade muito importante para a história do cristianismo.




Esta casa, que hoje se acredita ter sido o verdadeiro local onde Nossa Senhora morou com São João, ali adormeceu e foi elevada ao céu, permaneceu no anonimato até à data de 1881, sendo hoje visitado por milhares de pessoas. O Santuário de Meryemana Kultur Parki é hoje um local de peregrinação, venerado por cristãos e muçulmanos peregrinos.


Local de muita paz, cercado de plantas e flores, e de um bosque encantado pelo maravilhoso cântico das cigarras.


Visitar a casa, beber água das fontes milagrosas que se acredita ter poderes curativos, e deixar os desejos num papelinho enfiado na parede é hoje a tradição de quem visita o local.




Junto à casa de Maria num pequeno recinto ao ar livre os grupos de peregrinos podem celebrar missa.






A Casa de Nossa Senhora em Éfeso é um ícone da Igreja; dali ela certamente acompanhou as primeiras comunidades cristãs naquele primeiro século do Cristianismo nascente, perseguido severamente pelo Império Romano. Do alto das montanhas de Éfeso, Maria certamente velava e rezava pela Igreja do Seu amado Filho que começava na terra a gloriosa e sangrenta história de salvação da humanidade.

"Realmente estar neste lugar é uma grande graça, talvez uma das maiores que recebemos nesta peregrinação. Estar no lugar em que a Virgem Maria morou é um presente de Deus pois ali sentimos a presença de Deus, uma paz que vem do Céu.
Realmente esta casa parece-se muito com Maria pois trata-se de um lugar discreto, simples, humilde, silencioso, como era a Mãe de Deus. Olhar para este lugar é dizer, aqui esteve Maria, aqui se parece com ela"



A Casa de Maria foi visitada pelo Papa Paulo VI em 1967, por João Paulo II em 1979 e por Bento XVI em 2006, o que “certifica” a santidade do local.


Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo