segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

VIVER NA VERDADE - O tema para 2008

"Um jovem aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Jesus disse-lhe: (...) Se queres entrar na vida, observa os mandamentos." (Mt 19, 16-17)

No oitavo ano do terceiro milénio, e no seguimento dos sete anteriores, o Santuário de Fátima vai este ano chamar a atenção dos peregrinos para o Oitavo Mandamento da Lei de Deus: « Não levantarás falso testemunho» (Êx 20,16)

Peregrino procuremos hoje e sempre viver e dar testemunho da verdade!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pode-se iniciar a nossa peregrinação imersos na dúvida religiosa, na obscuridade vital, no desespero da existência sem sentido, longe de Deus…Tudo isso não será obstáculo para uma vivência profunda, humana e cristã, se não pusermos ao coração o ferrolho da superficialidade, da ligeireza, do orgulhoso amor próprio ou, bem pior, da trapacearia e da avidez de enganosas sensações. O êxito ou fracasso da nossa peregrinação depende se o caminhante sabe ou não adoptar a dimensão cristã do peregrino e se logra a degustar até ao final de suas possibilidades.
Os peregrinos partem deixando atrás, pelo menos durante esse breve período de tempo, todas as coisas das quais, por vontade de Deus, devem se ocupar quotidianamente: durante a peregrinação devem se ocupar de uma coisa, do que é indispensável, do que dá significado a tudo. A peregrinação deve ser o tempo em que se convive e conversa unicamente com o sentido de todo o nosso caminho humano. Por isso, como um retiro espiritual, a peregrinação é um momento em que podemos verificar a nossa vida, ver os nossos projectos com uma certa distância e distanciarmo-nos dos problemas contingentes. É possível que os exercícios espirituais ofereçam melhores condições para a concentração, no entanto, a peregrinação, também exigindo uma certa concentração, afasta-nos da tentação do egocentrismo, leva a ter em conta toda a comunidade e une cansaço e contemplação numa única e grande experiência espiritual.

Anónimo disse...

Fernando ou Fredy...

Penso que seja um peregrino que já experimentou colocar o seu pé na estrada para caminhar... Caminhar de um lugar para outro lugar...de onde para onde?...

M.João

Caminhar do Sul no Mundo