sexta-feira, 30 de maio de 2008

Sentir 2008

Aqui ficam palavras sentidas, testemunhos de fé, de coragem, de agradecimento, de mais uma caminhada que sem dúvida foi para muitos o recomeço de uma nova vida...

Será que se consegue medir O AMOR ?
Será que quando sentimos Amor por algo ou por alguém, conseguimos dizer que sentimos muito ou pouco, ou simplesmente algum Amor?!!
Com certeza que Não. Ou o sentimos ou não sentimos. Por isso, julgo que não se consegue medir O AMOR. Este sentimento tão forte e poderoso que temos sempre presente e que potenciado ou "incentivado" no dia a dia, nos faz Amar, adorar, gostar, ter carinho, enfim...tantos sentimentos que englobam O Amor. Porque também acredito que se Ama algo ou alguém, não por aquilo que representam, o Nome, o Título, a Profissão, o seu Emblema, etc. ..., mas pelas muitas e muitas pequenas "coisas" que Eles nos oferecem e transmitem.
Então....
Se o Amor é imensurável, porque é que eu sinto dia após dia, mais Amor pelos meus filhos? Porque é que o seu crescimento e o seu desenvolvimento dão todos os dias mais alegria ao meu Coração? E assim, porque é que a Peregrinação deste ano me fez ainda melhor que a do ano passado? Teria tido menos Amor a Nossa Senhora e este ano mais?
Não. A minha devoção aumentou, fazendo com que sentisse, não mais Amor, mas um Amor mais genuíno, mais autentico e verdadeiro.
Tenho que referir que o que mais me marcou nesta Peregrinação, foi a Cerimónia Religiosa mais Bela que assisti até hoje: A Adoração ao Santíssimo. Foi para mim uma emoção enorme, e senti-a com dificuldade ,pois parecia que o meu pequeno Coração não conseguia albergar as imensas alegrias que nele iam entrando. Obrigado a Todos que tornaram possível esta Peregrinação.
Não se pode medir O AMOR, mas todos os dias entram nos nossos Corações alegrias que o tornam ainda melhor.

O texto seguinte é baseado num postal que recebi, durante a peregrinação das minhas primas de Alvalade.
Quero dedicá-lo ao apoio, sempre fantástico, que temos tido e a vós peregrinos.


Deus conta connosco

Só Deus pode dar fé, mas nós podemos dar o nosso testemunho.
Só Deus pode dar a esperança, mas nós podemos dar confiança aos outros.
Só Deus pode dar o Amor, mas nós podemos ensinar o outro a amar.
Só Deus pode dar a paz, mas só nós podemos semear a união.
Só Deus pode dar força, mas nós podemos dar coragem a um triste.
Só Deus é o caminho, mas nós podemos indicá-lo aos outros.
Só Deus é Luz, mas nós podemos fazê-la brilhar nos olhos dos outros.
Só Deus é vida, mas nós podemos oferecer aos outros a vontade de viver.
Só Deus pode fazer o que parece impossível, mas nós podemos sempre fazer o possível.
Só Deus é suficiente em si mesmo, mas...
Prefere contar connosco!

Zé Teles – Seixal
Maio de 2008


Peregrinar com Maria
Peregrina pela primeira vez, iniciei a 6º Peregrinação a pé, Alcácer/Fátima, cheia de dúvidas se conseguiria cumprir o objectivo.
Movia-me o desafio e principalmente a vontade de medir forças e resistência.
Logo na Eucaristia antes de começar a caminhada senti a energia e a emoção que contagiava o grupo e deixei-me envolver.
Com o correr do tempo comecei a sentir, a respirar e viver a fé que movia muitos elementos do grupo e todo o espírito caloroso, alegre e positivo que me rodeava.
As condições de alojamento despojadas, simples e sem conforto convenceram-me que a peregrinação não era, de modo nenhum, mais uma actividade turística para alguns.
Cantámos, rezamos e fizemos silêncio. Desse modo fui interiorizando e absorvendo a fé, a energia que impelia os outros e me envolvia mais e mais.
Cada dia era uma vitória para mim, sobre as dores nas costas, as bolhas nos pés, as queimaduras, o cansaço extremo e, acima de tudo, uma vitória sobre o cepticismo, a dúvida e a falta de fé no apoio da Virgem.
A sessão solene de Adoração do Santíssimo, em Coruche, encheu-me o peito, a alma e despertou em mim a urgência da oração e da fé.
Foram momentos únicos que deram todo o sentido ao meu caminhar, ao esforço conjunto de todos os caminhantes, dos dirigentes e dos incansáveis elementos do apoio.
Chegar ao Santuário de Fátima foi um regozijo, mas, pessoalmente, senti todo o enriquecimento que foi cada dia de caminhada , cada etapa vencida, cada dificuldade superada, cada canção cantada com fé e os momentos de oração despojada e fraterna.
Na minha cabeça, no meu coração, nos meus lábios ficam para sempre estas palavras:
“Mãe, olha para mim,
Guarda o meu sim, neste novo dia.
Como tu, quero-me entregar
Ensina-me a rezar: Avé Maria!”

Laura Miranda
Maio 2008



Para mim a peregrinação a Fátima foi uma experiência inesquecível e que quero repetir.
Como já tive oportunidade de dizer, ultrapassou todas as minhas expectativas.... Vocês são maravilhosas e nunca vou esquecer todos os “miminhos” que nos deram! Partilhei com várias amigas a minha experiência e com certeza no próximo ano o grupo de Serpa será maior.

Rita Fabela
Maio 2008


"Percorrerei caminhos incertos,
vales e desertos...
atravessarei rios, subirei montanhas, desvendarei segredos insondáveis em Universos ainda por descobrir...
Serei mais Firme que um rochedo,
mais Audaz que um soldado,
mais Fiel que um peregrino...
pois sei, que um dia, alcancerei a Estrela, onde Deus escreveu meu nome."

Fátima Horta - Beja
Maio 2008

Este ano, em Maio, fui a Fátima. Mas esta minha ida a Fátima foi uma experiência inesquecível. “Fui em Peregrinação”.
Parti cheia de receios, mas cedo percebi o optimismo, a alegria, o carinho, a partilha e o afecto do grupo que acabava de integrar.
O amor e a fé, acompanharam-me desde o primeiro momento e esta caminhada foi uma vivência única de paz e de amor, que me enriqueceu a alma e me tornou mais rica espiritualmente. Não voltei a casa, tal como sai. Ao regressar, senti uma necessidade enorme de transmitir aos meus familiares e amigos, a experiência maravilhosa e as emoções que tinha vivido ao longo destes dias. E hoje, dou comigo a cantar as canções da peregrinação, como se toda a minha vida já as tivesse conhecido e cantado.
Um obrigado muito especial às amigas de Sines que me acolheram e me deram a conhecer este grupo, à organização que desenvolveu um trabalho excelente e a todo o pessoal do apoio, que com enorme dedicação, alegria e muito carinho me ajudou nesta minha caminhada. Bem hajam!

Celeste - Santo André
Maio 2008

Peregrinar, o caminho ao encontro de Maria, Mãe, Mestra e Modelo que nos conduzirá a seu Filho.
Momentos inesquecíveis de espiritualidade, partilha e convívio. Aspiração de santidade, de megulhar mais profundamente no amor de Deus, de realizar mais plenamente a Sua vontade.
E o desejo de voltar no próximo ano.

Uma peregrina
Maio 2008

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo