terça-feira, 17 de junho de 2008

O PADRE, O JORNALISTA E O HOMEM...

"Luís do Nascimento Silveira, nasceu na vila de Caria, concelho de Belmonte, na véspera de Natal de 1914. Entrou para o Seminário de Évora em 1937 e foi ordenado sacerdote no dia de São Pedro de 1941, na Igreja da vila do Couço celebrando a Missa Nova em 6 de Julho do mesmo ano, na Igreja Paroquial da sua terra natal.
Após uma permanência significativa de 17 anos, em Montargil, foi nomeado pelo saudoso Arcebispo de Évora D. Manuel Trindade Salgueiro, pároco da freguesia de Santiago, no concelho de Alcácer do Sal, a partir de 7 de Dezembro de 1958, iniciando a mais longa permanência de sempre, nos registos desta paróquia.
A partir de 1975 e até hoje, passou a acumular as funções de pároco da freguesia de São Cristovão, do concelho de Montemor-o-Novo.
Para além de ter sido o grande obreiro da fundação do Jornal "Voz do Sado" e o seu amparo ao longo destes quarenta e nove anos, merece também particular destaque pela criação, em 1959, da Colónia Balnear Infantil da Comporta, que funcionou 16 anos durante o verão na aldeia da Comporta e na sua, então desértica, bela e quase inacessível praia proporcionando a milhares de jovens pobres de Alcácer do Sal e suas aldeias o almejado mas impensável acesso aos benefícios do mar.
A criação em 1995, do Centro Social Paroquial de São Cristóvão que inclui um lar, apoio domiciliário e centro de dia, beneficiando meia centena de idosos é a prova evidente do que foi o seu espírito empreendedor e das suas preocupações sociais."

Curvemo-nos perante a Figura e Obra de toda uma vida levada a cabo, a favor de Deus e do próximo.

Bem haja Padre Silveira!

2 comentários:

Anónimo disse...

Certamente todos nós o iremos recordar com muita saudade, embora acreditando que o nosso padre e amiga estará com certeza junto do PAI.
foi uma pessoa que me marcou imenso pela sua bondade, disponibilidade e força. Paz á sua alma.
DULCE

Anónimo disse...

Uma biblia viva.A sua serenidade dava-nos segurança.Foi uma benção te-lo conhecido.No céu estará. Nazaré Leitão

Caminhar do Sul no Mundo