quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ir com Deus para férias...

Chegaram, finalmente, as tão apetitosas e desejadas férias. Chegou o tempo de paragem; paragem de quê? Do corre-corre do quotidiano, da vida, do frenesim em que tantas vezes nos deixamos enredar.

Parar? Porquê?
Porque é urgente aproveitar as férias do verão para escutar o essencial que muitas vezes não temos tempo devido à obsessão materialista da vida.
Porque não aproveitar, pois, as férias do verão, diante do mar sem fim ou sob o rumor das árvores ou do cantar dos pássaros, para reflectir e analisar semelhante insensatez?
Porque não pensar no mar sem fim ou no patamar ilimitado da felicidade divina que nos aguarda e para onde devemos caminhar, sem ceder ao fascínio das felicidades parcelares que procuram entreter-nos e desviar-nos por atalhos enganosos e traiçoeiros?

Eis uma boa reflexão para tempo de férias, para não regressarmos delas ou retomarmos o andamento da vida, fisicamente recauchutados mas espiritualmente debilitados.

Férias são na verdade um tempo para Deus, uma vez que é durante as férias que muitas vezes temos mais tempo para parar, escutar e olhar. É neste tempo que podemos colocar a leitura espiritual em dia. È neste tempo que temos mais oportunidades para meditarmos na vocação a que o Senhor nos chamou e como poderemos dar testemunho vivo de cristãos comprometidos e empenhados através de gestos concretos e de oração.

Pode-se ter como ideal perder algumas coisas durante as férias tais como as preocupações ou excesso de gorduras. Mas há coisas que de modo algum se podem perder: não se pode perder a vergonha, a felicidade, a dignidade humana, a graça de Deus, a paz de consciência. As férias podem proporcionar relações humanas, o que pode ser salutar. Mas seria triste perder ou distanciar, durante elas, as relações com Deus.

Ir com Deus para férias, não O esquecer durante elas e com ELE de novo regressar, eis um requisito indispensável para serem bem passadas.
Férias é tempo de descobrir a Paz e o Bem, de descobrir que Jesus tem que ser amado em tudo e todos...

Ir. José Domingos /fisfa

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo