domingo, 21 de setembro de 2008

O nosso novo Pároco


O Padre José António Gonçalves, nasceu no dia 28 de Março de 1965, na cidade da Covilhã. É o segundo de quatro irmãos e filho de Avelino de Sousa Gonçalves (falecido) e de Benvinda da Luz Gonçalves.

O gérmem da vocação sacerdotal surgiu-lhe na escola primária, aos dez anos, tendo entrado no Seminário Menor do Fundão em 1976. Depois do Seminário Menor, frequentou ainda os primeiros anos do curso teológico no Seminário Maior da Guarda e transitou para o Seminário de Évora no ano de 1985, onde concluiu a sua formação sacerdotal, tendo completado o curso teológico no Instituto Superior de Teologia de Évora.

Durante o período de Seminário trabalhou em várias paróquias e movimentos: Paróquias da Azaruja, Evoramonte, São Miguel de Machede, Lavre, Pastoral Universitária de Évora, Pastoral dos Doentes no Hospital de Évora, actividades pastorais na Cadeia de Évora, Convívios Fraternos e Missões Populares. Sendo já diácono, fez o Estágio Pastoral, no final do curso, na Paróquia de Santo André de Estremoz.

Foi ordenado presbítero no dia 2 de Julho de 1989, por D. Maurílio de Gouveia, na Igreja paroquial de Sousel e celebrou a Missa Nova na sua terra natal no dia 9 de Julho seguinte.

Logo após a ordenação foi nomeado professor e formador do Seminário Menor em Vila Viçosa, onde esteve três anos. Durante este período, iniciou os estudos de Línguas e Literaturas Clássicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura.

Em Setembro de 1992 foi nomeado Pároco das Paróquias do Cano (concelho de Sousel), Santa Vitória do Ameixial e São Bento do Ameixial (Concelho de Estremoz), tendo exercido a paroquialidade destas Paróquias durante apenas dois anos, sendo simultaneamente professor de Latim e Português em várias escolas secundárias da região.

Em Setembro de 1994, foi nomeado Pároco de Samora Correia, tendo realizado aqui a sua mais longa actividade pastoral, durante dez anos. Como Pároco de Samora Correia, foi presidente da Fundação Padre Tobias, onde, para além da implementação das valências da Creche, Jardim de Infância e Centro de Dia, construiu o Lar de 3ª Idade da Fundação.
No ano de 2004, foi nomeado Pároco das Paróquias da Azervadinha, Rebocho, Biscaínho e Branca (Concelho de coruche), acumulando com a actividade lectiva no Instituto Superior de Teologia de Évora, onde lecciona a cadeira de Latim I e Latim II.

Acaba de ser nomeado Pároco das Paróquias de Santiago em Alcácer do Sal, Santa Susana e São Cristovão, cuja tomada de posse ocorreu hoje dia 21 de Setembro de 2008.

5 comentários:

Anónimo disse...

oAS Paróquias de Santiago em Alcácer do Sal, Santa Susana e São Cristovão acabam de ficar bem mais Ricas. O Padre José António Gonçalves é um Padre ESPECTACULAR que Deus o ajude nesta nova Missão por terras do alentejo. Mas, que um dia volte às suas ultimas paróquias (Azervadinha, Rebocho, Biscainho e Branca) onde tanta saudade deixou. Um beijinho para si Padre Zé António, rezo por si e peço que reze também por mim, e por todos nós seus antigos paroquianos.

Anónimo disse...

Obrigada a quem disse que o Padre José António Gonçalves é "ESPECTACULAR" mas até julgo ser pouco. Quase que me atrevia a dizer que este Senhor Padre para além de ser ESPECTACULAR é FABULOSO, EXCELENTE nasceu com o "Dom" de ser Padre, basta olharmos para sua cara e ver alegria que transmite ao falar de DEUS NOSSO SENHOR, ouvi muita gente dizer Este Homem Tem Deus estampado na cara, consegue ter o poder de na sua homilia ser entendido tanto por crianças como por adultos desde os mais simples aos mais cultos e sabedores. Que sorte têm estes paroquianos! Tratem bem deste SENHOR e vão ver como é bom tê-lo aí. Um forte abraço para si Padre José António e venha visitar os seus antigos e muito amigos paroquianos.

Anónimo disse...

Caros peregrinos

Como é reconfortante ler estes comentários!

Alcácer decerto que vai tratar muito bem o "ESPECTACULAR, FABULOSO, EXCELENTE" Padre José António.

Ousava aqui escrever com todo o respeito à memória do Sr. Padre Luis Silveira que durante 49 anos servir estas Paróquias, que Alcácer estava mesmpo a precisar de um Padre assim...

Bem haja aos vossos comentários,só tenho pena que não estejam idenfificados.

A nossa peregrinação a pé com toda a certeza irá ter o apoio do Padre Zé António, e todos os anos no dia 8 de Maio dormimos em Coruche.
Aqui fica um convite para caminharem connosco.

Até sempre
M.João

Anónimo disse...

Olá Paroquianos de Santiago de Alcacer. Como se têm dado vocês com o muito amigo Padre José António?

Como se tem dado ele por terras do alentejo, nesta dificil Missão que Sua Excelência o Arcebispo de Évora lhe colocou em mãos?

Beijinho e abraço grande para ele

antigos paroquianos

Anónimo disse...

o Padre jasé Antonio tem o dom da palavra ele onde está consegue chamar para a igreja dos mais novos aos mais velhos.
em samora todos gostavam dele, foi para azervadinha e rebochotambém eram paroquias que os mais jovens estavam um pouco distantes e ele conseguiu que frequentacem a igreja.
tanto que quando anunciu a sua ida para alcacer as lagrimas daquela gente corriam pela cara a baixo.
pessa para voltar

Caminhar do Sul no Mundo