sábado, 29 de novembro de 2008

Tempo de ADVENTO


O Advento é o tempo correspondente aos 4 domingos das 4 semanas antes do Natal. Este tempo pode ser de 22 a 28 dias, dependendo do ano e, consequentemente do dia da semana em que cai o 25 de Dezembro, dia de Natal.

A Igreja cristã entra assim, e neste fim-de-semana, no tempo litúrgico do Advento. Amanhã será o 1º Domingo do Advento, dia em que se inicia também o novo Ano Litúrgico (Ano B) e com ele o novo calendário litúrgico da Igreja que organiza e determina as comemorações, as celebrações e os principais conteúdos da vida comunitária dos cristãos; por exemplo: Advento, Natal, Epifania, Paixão, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Trindade, Acção de Graças, Reforma, Eternidade.

Advento significa "vinda", "chegada". O Advento está relacionado com a chegada de Deus ao mundo. Tempo determinado para a preparação da festa do nascimento de Jesus.


"O Advento é pois o tempo de voltar-nos para o Deus, que nos ama e que está bem perto de nós. É tempo da fé nas coisas novas, no novo céu e nova terra onde habita a justiça e a paz. É tempo de limpeza e arrependimento, de opção por uma vida saudável em que sobra espaço para a solidariedade, para a verdade, para a paz e para a comunhão. É tempo da construção da esperança e da vida comunitária que rompem os nossos limites e entendimento. É tempo de alegria, de festejar o amor de Deus por nós."


Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo