quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

JOVENS EM MISSÃO EM ALCÁCER DO SAL


"Foi num domingo de Novembro, preparava-me para começar a celebração da Eucaristia dominical, quando entrou na sacristia da igreja de São Tiago um jovem interessante. Um daqueles jovens cuja inteligência percebi na forma serena e firme como me abordou. Tinha um olhar vivo, um sorriso simpático, uma postura humilde. Não havia dúvida: era um jovem cristão.
«Sou o Pedro», apresentou-se ele, «pertenço a um grupo de jovens cristãos universitários de Lisboa do Movimento de Shoenstat. Queremos fazer uma Missão em Alcácer, queremos vir aqui falar de Jesus Cristo às pessoas».
Ah como Alcácer precisa de uma Missão! Também eu acabei de chegar aqui, para falar de Jesus Cristo às pessoas. Tenho constatado que a grande maioria da população de Alcácer do Sal não precisa de Jesus Cristo na sua vida. Quase toda a gente pensa viver bem sem Jesus e sem a Igreja. Não há hostilidade religiosa, é verdade, mas a indiferença e a frieza espiritual são assustadoras.
Tentei assustar o Pedro. «Sabes – disse-lhe eu – como é que se sente uma mãe, quando quer dar a sopa ao seu menino e este foge, porque não quer comer? Conta-lhe histórias, faz-lhe promessas, inventa estratégias, mas, se ele não quer comer, é escusado! É o que tu vais sentir!».
O Pedro sorriu, não se assustou. Percebi que o Pedro é dos que não se assustam. É dos meus! «Somos um grupo de 30 jovens universitários – continuou ele –. O projecto é instalarmo-nos aqui durante uma semana. Propomo-nos fazer actividades com as crianças das escolas, com os idosos dos lares, com os jovens que pudermos contactar. Vamos sensibilizar as pessoas adultas de porta a porta»
«E a estadia? E a comida? E as instalações? Somos uma paróquia tão pobre de meios» – objectei eu. «Eu trato de tudo», afirmou o Pedro convicto e sereno. E tratou de tudo!
Está tudo organizado. O grupo vai estar em Alcácer de 25 de Janeiro a 1 de Fevereiro. A equipa missionária já estabeleceu todos os contactos com as escolas, com as instituições de solidariedade, com os grupos. Estão delineadas as estratégias. Vão estar na escola Pedro Nunes, na Secundária de Alcácer do Sal, no Lar das AURPICAS e vão colaborar com a Santa Casa da Misericórdia, nomeadamente no seu Centro de Dia, Lar, Casa Rui Salema, etc. Vão ter algumas emissões na Rádio Mirasado. Vão interagir com os Escuterios. Irá haver um teatro na quinta-feira, dia 29, no auditório municipal por voltas das 19 horas. Irá haver momentos de oração e uma vigília. A missa será animada pelos jovens missionários todos os dias da semana às 18 horas. Querem estabelecer contacto com todas as pessoas, tendo a consciência de que as podem ajudar e apoiar e que podem também aprender muito com elas. O resto é com o Espírito Santo e com a protecção de Nossa Senhora.
São jovens universitários, rapazes e raparigas normais, inteligentes, felizes. Encontraram Jesus Cristo na sua vida, perceberam as vantagens que isso lhes traz e querem partilhar essa alegria com toda a gente. Realmente só há uma coisa melhor que conhecer Jesus: é poder anunciá-lo aos outros. Como eu entendo o entusiasmo e o dinamismo destes jovens!
Força, jovens! Não sei se ides encontrar aqui muita gente que queira comer a sopa do Evangelho… mas não importa, mais tarde ou mais cedo, também o menino acaba por comer a sopa que a mãe lhe dá. Alguma coisa ficará.

Padre Zé António"

Texto publicado no Jornal "Voz do Sado", Janeiro de 2009

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo