segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Folheto "Paz e Bem"

A Fraternidade dos Irmãozinhos de São Francisco de Assis - Fisfa, lançou no passado mês de Janeiro um novo folheto "Paz e Bem". O mesmo foi distribuido na Adoração de 7 de Fevereiro em Vila de Frades. Caminhar do Sul passará a transcrever parcialmente este folheto com consentimento prévio dos seus autores e responsáveis. Bem haja Fisfa!



"Paz e Bem
"No princípio era o verbo..." (Jo, 1, 1ª)

Tudo nasce!
É verdade, tudo nasce! Tudo tem um tempo para nascer e um tempo para viver. Eis chegado o momento de nascer este pequeno folheto "Paz e Bem" que tem como principal objectivo ser um elo de ligação para todas as pessoas que participaram da vida e da missão dos Irmãozinhos, mais concretamente todos aqueles que rezam com a nossa Fraternidade nas Celebrações de Adoração ao Santíssimo. Este deve ser um lugar de Oração, formação e informação de e para avida de cada uma das pessoas que participaram nas nossas actividades. O titulo: "PAZ E BEM" é a saudação Franciscana no mundo inteiro. Francisco de Assis disse, no seu Testamento: "Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos: "O Senhor vos dê a paz!" Partindo deste momento e desta inspiração, é unida a esta saudação de paz a palavra "bem". Para se entender esta saudação, devemos perceber que, para Francisco de Assis, a paz era uma necessidade constante na sua vida e no mundo todo. Ele mesmo se tornou Arauto da Paz, pedindo sempre em oração que o Senhor o fizesse um instrumento de paz.

Nas suas orações de louvor, Francisco não se cansava de chamar a Deus de Sumo Bem, de Eterno Bem e de Todo Bem. Daí, então, podemos concluir que, para Francisco de Assis, o próprio Deus é a Paz e o Bem, é a fonte de toda a paz e de todo o bem, pela acção redentora de Jesus Cristo. E, nós franciscanos, a exemplo do "Poverello" de Assis, quando fazemos uso desta saudação, estamos a comunicar o próprio Deus presente nela, esta Paz e este Bem que devemos semear e testemunhar no mundo em que vivemos.
Queira Deus que possamos, ao dizer "Paz e Bem!", estar repletos desta Paz e deste Bem, como São Francisco de Assis. Assim, faremos acontecer o Amor, a Fraternidade, a Justiça e a igualdade no mundo tão carente que clama por tudo isto! Não esqueçamos também que, Francisco de Assis quer continuar a anunciar a paz e o bem através de nós, pois ele quer que a Paz e o Bem partam do coração de cada irmão rumo ao coração de cada ser humano e de cada criatura de Deus.
Ir. Domingos Bragadesto"

In folheto "Paz e Bem" Janeiro de 2009

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo