sexta-feira, 13 de março de 2009

Bíblia:

Palavra de Deus ao Homem
Palavra do Homem a Deus




1. Como se divide a Bíblia?

Divide-se em duas grandes partes: o Antigo Testamento (AT) e o Novo testamento (NT). A palavra “Testamento”, na Bíblia, significa “Aliança” entre duas pessoas; neste caso, entre Deus e o Seu Povo.
No AT, encontramos toda a história da Antiga Aliança, desde Abraão até Jesus; na nova Aliança, encontramos toda a história e ensinamentos de Jesus bem como a vida dos primeiros cristãos.
Cada uma dessas grandes partes divide-se em vários livros que, por sua vez, se dividem em capítulos (números grandes) e versículos (números pequenos que aparecem no meio do texto). Apresentamos agora a lista dos 73 Livros da Bíblia, como a sua abreviatura e o seu tema essencial.


Antigo Testamento (desde Abraão até Jesus)

Livros da Aliança
Gn - Génesis (origem da vida e da História)
Ex - Êxodo (Deus liberta e forma o Seu Povo)
Lev - Levítico (um Povo Santo)
Nm - Números (a caminho da Terra)
Dt - Deuteronómio (Projecto de uma nova sociedade)

Livros da História
Js - Josué (a Terra prometida: Dom e conquista)
Jz - Juízes (Deus protege o Seu Povo)
Rt - Rute (Luta dos pobres pelos seu direitos)
1 e 2 Sm - Samuel (a autoridade: um serviço)
1 e 2 Rs - Reis (da glória à ruína: de Salomão ao Exílio)
1 e 2 Cr - Crónicas (revisão da vida do povo)
Esd - Esdras
Ne - Neemias (vida do povo depois do Exílio)
1 e 2 Mc - Macabeus (resistir em nome da fé)
Tb - Tobias (o justo e a esperança)
Jt - Judite (a força dos fracos)
Est - Ester (o poder ao serviço da justiça)

Livros de reflexão do povo do AT:
Job - Job (a verdadeira religião)
Sl - Salmos (a oração do povo de Deus)
Pr - Provérbios (Deus e a experiência humana)
Ecl - Eclesiastes (o sentido da vida)
Ct - Cântico dos Cânticos (o mistério do Amor)
Sb - Sabedoria (a justiça é imortal)
Eclo - Eclesiástico (calma em tempo de crise)

A mensagem dos profetas:
Is - Isaías (a santidade de Deus)
Jr - Jeremias (uma nova aliança)
Lm - Lamentações (um povo humilhado)
Br - Baruc (arrependimento e conversão)
Ez - Ezequiel (um coração novo)
Dn - Daniel (triunfo do Reino de Deus)
Os – Oseias (Deus é amor fiel)
Jl - Joel (o dia do julgamento)
Am - Amós (contra a injustiça social)
Ab - Abdias (contra a falta de solidariedade)
Jn - Jonas (Deus não tem fronteiras)
Mq - Miqueias (o direito dos pobres)
Na - Naum (mina do opressor)
Hab - Habacuc (o justo vive pela fé)
Sf – Sofonias (os pobres da terra)
Ag - Ageu (reestruturar o Povo de Deus)
Zc - Zacarias (Deus continua presente)
Ml - Malaquias (uma religião sincera)


Novo Testamento (de Jesus até a morte do último apóstolo)

Evangelhos:
Mt - Mateus (Jesus, o Mestre da justiça)
Mc - Marcos (Quem é Jesus)
Lc - Lucas (com Jesus nasce uma nova história)
Jo - João (Jesus, caminho da vida)

Livro da história:
Act - Actos dos Apóstolos (a caminho da missão)

Cartas de Paulo às comunidades:
Rm - Romanos (a salvação vem pela fé)
1 e 2 Cor - Coríntios (superar os conflitos)

Gl - Gálatas (da escravidão para a liberdade)
Ef - Efésios (a vida nova em Cristo)
Fl - Filipenses (a verdadeira Boa Nova)
Cl - Colossenses (Cristo, Imagem de Deus Invisível)
1 e 2 Ts - Tessalonicenses (fé, esperança e caridade)

Cartas de Paulo aos seus amigos:
1 Tm - Timóteo (apelo ao discernimento)
2 Tm - Timóteo (combater o bom combate)
Tt - Tito (mostrar a fé na vida)
Film - Filémon (em Cristo, somos todos irmãos)

Cartas dos outros apóstolos:
Hb - Hebreus (Cristo, verdadeiro sacerdote)
Tg - Tiago (a fé e a justiça)
1 Pd - Pedro (um lar para quem não tem casa)
2 Pd - Pedro (perseverar na esperança)
1 Jo - João (a fé vive pelo amor)
2 Jo - João (viver na verdade)
3 Jo - João (colaboradores da verdade)
Jd – Judas Tadeu (não desanimar na fé)

Livro profético
Ap - Apocalipse de João ( a coragem do testemunho)



2 – Como consultar a Bíblia e procurar um texto?


Quando citamos um texto da Bíblia, usamos letras, números e vários símbolos.

As letras são as abreviaturas do nome do livro dentro da bíblia ( ex: Mt é a abreviatura do evangelho de Mateus, Gn é a abreviatura do livro do Génesis ). Em certos casos, antes das letras, estão números: isto acontece quando o mesmo autor tem vários livros na Bíblia ( 1 Sm é a abreviatura do primeiro livro de Samuel; 3 Jo é a abreviatura da terceira carta de S.João)

Os números indicam os capítulos e versículos. Depois das letras e antes da vírgula, o primeiro numero é o capítulo do livro bíblico. Os números depois da virgula dizem quais são os versículos ( Ex. Mt 24, 10 é a abreviatura do evangelho de Mateus, capitulo 24, versículo 10)

Quando queremos citar vários versículos usamos dois modos: quando queremos ler o texto de um versículo até outro, usamos o traço ( - ) entre o primeiro e ultimo versículo (Jo 17, 2-5) pede para ler o texto do evangelho de S.João, capitulo 17, do versículo 2 até ao versículo 5 incluindo). Quando queremos citar um texto que começa num capitulo e acaba noutro usamos o traço (-) (Mc 5,4—7,2 é o texto de S.Marcos que começa no capitulo 5. versículo 4 e deve ser lido até ao capitulo 7, versículo 2 incluído).

Quando queremos citar vários versículos sem ler o texto que está entre versículos usamos o ponto ( . ) (Rm 2. 3.5 pede para ler a carta aos Romanos, capitulo 2, versículo 3 e versículo 5 e não se deve ler o versículo 4 )

Ás vezes, todos os símbolos podem ser usados na mesma citação. Por ex. 1 Jo 1, 2-4.6 pede para ler da 1ª carta de S.João, no capitulo 1, do versículo 2 até ao 4 e ler o versículo 6, saltando o versículo 5.

Quando citamos textos diferentes, usamos o ponto e vírgula (;). Se os textos forem do mesmo livro, só usamos números, se forem de livros diferentes, usamos as abreviaturas.

Por ex: Gn 2, 1-4.7; 11, 1-4 pede para ler o texto do livro do Génesis, capitulo 2, versículo 1 até ao 4 incluído e o versículo 7. O segundo texto é do livro do Génesis, capitulo 11, do versículo 1 até ao 4 incluído.
Outro exemplo: 1 Pd 1, 2-3; 1 Ts 4, 1. Cita dois textos: o primeiro é da 1ª carta de S.Pedro, capitulo 1, versículo 2 e 3; o segundo é da 1ª carta aos Tessalonicenses, capitulo 4, versículo 1.



3 – Como ler a Bíblia?

Antes de mais, devemos lê-la como a carta de amizade que Deus nos tem: ela mostra-nos a vida e a experiência daqueles que se deixaram seduzir e apaixonar pelo Deus de Jesus. Assim, ela também é mensagem para nós que acreditamos na mensagem de Jesus. Ela é para nós uma carta de Deus que se enamora com o Seu Povo e com cada um dos seus filhos em particular. Deus quer dizer-nos algo para a nossa vida: para cada situação, Deus tem uma palavra, quer nos momentos de tristezas, de solidão, de desespero quando nos parece que ninguém nos compreende, nos momentos da nossa fragilidade de homens que nem sempre fazemos o que queremos e muitas vezes fazemos o mal que não queremos; mas a Bíblia também tem uma mensagem para todos os momentos de alegria e de esperança.
A bíblia conta-nos a Historia que um povo viveu e que também nós somos chamados a viver: devemos, por isso, aprender a ler a nossa aventura pessoal à luz dessa palavra de Deus ao Homem.
Jesus, ao partir, disse-nos que o Espírito nos ajudaria a caminhar e a conhecer Deus. É Ele o grande Mestre da oração e da leitura da Bíblia, é com Ele que nós podemos descobrir o que Deus tem para nos dizer através da Sua palavra e é também por Ele que nós podemos dizer alguma coisa a Deus através dessa mesma palavra. Com o exemplo de todos estes homens, nossos irmãos que procuraram Deus, também nós podemos descobrir na história de cada um, uma parte e uma pista para vivermos a nossa própria historia.
Pela Bíblia, podemos orientar a nossa vida e podemos dialogar com Deus; ela também nos apresenta a oração do povo de Deus e pode ensinar-nos a rezar e a conversar com Deus acerca da nossa vida, a contar-lhes os nossos desejos e esperanças.
Assim, devemos ler devagar o texto da Bíblia, sem pressa, relê-lo para melhor o saborear e descobrir o que Deus nos quer dizer para depois, em Oração, também nós dizermos algo a Deus acerca da nossa história: como Pai, também Ele deseja ouvir-nos a dizer o que nos vai no coração! Nesse caminho de leitura da sagrada Escritura, temos o exemplo de Maria; Mãe de Jesus que nos pode ajudar pois também Ela lançou-se na aventura de dizer sim ao projecto de Deus, ao morrer, Jesus deixou-a como Mãe para cada um de nós: assim, ela que também esperou a felicidade que Deus tinha prometido ao seu povo e aprendeu a viver em amizade com o Senhor, pode ajudar-nos nesse caminho de descobrir a Bíblia e de ajudar-nos a viver a Bíblia, de rezar com a Bíblia e a descobrir que Deus é a nossa alegria!


Em resumo:

1. A Bíblia enquanto palavra de Deus deve ser lida com fé, acolhida com simplicidade, recebida com vontade de mudança, escutada para ser vivida.

2. A Bíblia enquanto palavra humana deve ser lida segundo as regras comuns de interpretação de um texto. Atender ao contexto, ao género literário, às passagens paralelas, aos comentários e notas de rodapé.

3. A melhor forma de ler a Bíblia é fazer três perguntas ao texto: Que Diz? Que me Diz? Que digo e faço agora?


In folheto "Paz e Bem" Março de 2009

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo