segunda-feira, 9 de março de 2009

Jornadas Franciscanas em Beja - “Seduzidos por Cristo: S. Paulo e S. Francisco de Assis”

Ao celebrar os 2000 anos do nascimento de S. Paulo e os 800 anos da vocação franciscana, realizaram-se as V Jornadas Franciscanas, de 3 a 7 de Março, no Centro Pastoral de Beja, por iniciativa da Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis, com a colaboração do Centro de Franciscanismo, Companheiros do Santíssimo Sacramento e Jovens Shemá’.
Participaram nestas Jornadas mais de uma centena de pessoas, pertencentes a diferentes Movimentos da Diocese, bem como outros leigos, sacerdotes e consagrados.

A fé em Deus, no encontro pessoal com Jesus Cristo, é o alicerce sobre o qual assenta todo o edifício cristão e franciscano, a força que lhe transmite vigor e actualidade.
S. Paulo e S. Francisco de Assis são os dois modelos de identificação para a fé, escolhidos como objecto de reflexão durante as referidas Jornadas, pois ambos são marcantes na experiência de encontro com Jesus Cristo, que ocupou o centro das suas atenções nas suas vidas.
Como não recordar as célebres palavras de S. Paulo quando exclamava: “Para mim viver é Cristo!... Já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim”. Tal como também sobre S. Francisco nos chegou o testemunho de um dos seus biógrafos: “Toda a sua alma tinha sede de Cristo; a Cristo votava não apenas o coração mas todo o corpo… Que intimidades as suas com Jesus! Trazia Jesus no coração, Jesus nos lábios, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus presente sempre em todos os seus membros!”.
Ao longo destes dias, o Frei Daniel Teixeira e o Frei Luís de Oliveira, da Ordem dos Frades Menores, procuraram ajudar os participantes nestas Jornadas a compreender que o segredo da vida cristã e franciscana está em viver o cristianismo sob a forma de enamoramento com Cristo.

A formação cristã tem sido marcada pela preocupação da observância dos mandamentos. O esquema mérito-recompensa é o que enformou o pensamento e a conduta da maioria dos cristãos. Recentemente, procura-se despertar e valorizar a preocupação apostólica, antes mais orientada para o anúncio do Evangelho, e agora também para os problemas humanitários, tais como a pobreza, a justiça social, a paz... Mas permanece a pergunta: Onde fica a pessoa de Jesus? Qual o verdadeiro significado das conversões: um negócio (garantir o futuro eterno ou a respeitabilidade social) ou uma entrega? Certamente, é entrega quando alguém descobre a Cristo e por Ele se apaixona. O amor é o meio-vital do cristão, fonte do imperativo de consciência que, naturalmente, o torna seguidor de Cristo hoje e o compromete no testemunho do Seu projecto.

Ao mesmo tempo que decorreram as Jornadas, esteve patente uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos e professores das Escolas Secundárias de Diogo Gouveia e de Santiago Maior, e por alguns particulares, a propósito da comemoração dos oitocentos anos da vocação franciscana, isto é, da aprovação da regra de S. Francisco de Assis pela Igreja, em 1209.
Em acção de graças pela vida dos dois santos evocados, S. Paulo e S. Francisco, respectivamente em ambiente de celebração do Ano Paulino e da Fundação da Ordem Franciscana, concluíram-se as Jornadas com uma Solene Adoração ao Santíssimo, na Sé de Beja, estando presentes algumas centenas de pessoas.

Frei Daniel Teixeira – Centro de Franciscanismo

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo