terça-feira, 3 de março de 2009

V Jornadas Franciscanas em Beja / “São Paulo – S. Francisco de Assis”


De 3 a 7 de Março, o Centro de Franciscanismo, em colaboração com os Irmãozinhos de S. Francisco de Assis, promove as V Jornadas Franciscanas em Beja subordinadas ao tema: “São Paulo - S. Francisco de Assis ” modelos de identificação no ideal cristão.

O ideal cristão é que o crente, apoiado na sua própria responsabilidade e livre determinação, alcance uma disposição habitual de procura sincera do que agrada a Deus, como forma de vida, numa intimidade afável e filial com ele, de tal modo que todas as suas decisões sejam tomadas segundo a vontade de Deus. Esta disposição, como atitude para agir segundo Deus, costuma denominar-se: espiritual para indicar que é assumida de modo digno de um homem espiritual, livre de egoísmos que obscureçam a razão, procurando o que convém mais à glória de Deus e prestando atenção a todos os factores que podem contribuir para o discernimento da sua divina vontade. Neste sentido, olhar a vida de São Paulo e de São Francisco de Assis, dois homens que viveram um processo contínuo de discernimento da afluência de Deus nas suas vidas, modelos de identificação, há-de ajudar-nos a aprender e a compreender melhor o caminho que devemos seguir, capaz de traduzir-se na fidelidade ao beneplácito de Deus sobre cada um de nós, hoje.

As conferências decorrerão no Centro Pastoral em Beja pelas 21h. Estas Jornadas vão culminar com a Adoração ao Santíssimo Sacramento no dia 7 de Março pelas 21h na Catedral de Beja.

Irmãozinhos de S. Francisco de Assis

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Olá Maria João!

Já cá cheguei (não foi a pé, mas enfim!).

Aproveito para reiterar os meus agradecimentos pela sua participação na Via Crucis na Blogosfera. Pax Christi

Caminhar do Sul no Mundo