segunda-feira, 22 de junho de 2009

Frutos da Oração

Por vezes ouvimos que a oração se revela pelos seus frutos, mas sentimos que continuamos os mesmos na relação com Ele, na nossa vida, com os outros. Quando rezamos o aspecto principal é estar com o Pai, é conhecer o Pai, os seus projectos, os seus desejos, os sonhos que tem comigo e é escutá-Lo. Para nós Ele é o principal na oração e o maior fruto é estar com Ele (no entanto para Ele cada um de nós é o fundamental, é o principal). Portanto o conhecimento que vamos tendo dele é o primeiro fruto da oração. Proponho alguns critérios para reconhecer se a oração nos leva no bom caminho:

*Se existem mais semelhanças entre a nossa vida e a de Jesus

*Se a nossa vida tem cada vez mais sentido apesar de parecer mais complicada por vezes

*Se a oração é uma fonte impulsionadora de gestos e atitudes de atenção e amor ao outro

*Se os frutos são de alegria, generosidade, serenidade e não de medo ou temor

*Se me ajuda a descobrir a minha realidade de pobreza mas que com a sua ajuda posso muito mais, posso tudo o que Ele me propõe

*Se não me tira deste mundo, se não me simplifica apenas mas me faz estar com Ele como sal e levedura no mundo

*Se não me enche de palavras, de seguranças e de garantias mundanas, mas me ajuda a agarrar-me a Ele, quando surgem dificuldades na minha vida ou na de outros.


Se preferirmos podemos fazer um "check-list" das atitudes que experimentamos quando rezamos e assim o Senhor vai-nos transformando. Podemos enumerar os dons do espírito:

Amor, Alegria, Paz, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Auto - domínio. (Gálatas 5)


In "Folheto Paz e Bem" Junho de 2009

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo