domingo, 7 de junho de 2009

Solenidade da Santíssima Trindade

«Baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»
Antes de voltar para o Pai, Cristo Ressuscitado transmite à Sua Igreja, representada pelos Apóstolos, os Seus mesmos poderes tornando-a assim continuadora da Sua missão.
Enviados para todos os povos do mundo, os Apóstolos anunciarão, por toda a parte, que Jesus continua vivo e deseja que todos os homens participem da vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mediante a fé e o Baptismo. Assistidos por Jesus, presente na Sua Igreja, ao longo da história, ensinarão os homens a amar a Deus e os irmãos, mostrando-se, desse modo, discípulos de Jesus.



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
os Onze discípulos
partiram para a Galileia,
em direcção ao monte
que Jesus lhes indicara.
Quando O viram, adoraram-n’O;
mas alguns ainda duvidaram.
Jesus aproximou-Se e disse-lhes:
«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.
Ide e ensinai todas as nações,
baptizando-as em nome do Pai
e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as a cumprir
tudo o que vos mandei.
Eu estou sempre convosco
até ao fim dos tempos».

Mt 28, 16-20




O Evangelho de hoje contém a fórmula com que nas primitivas comunidades cristãs eram baptizados os cristãos, imersos três vezes na água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A obra dos apóstolos consiste em introduzir o Homem todo e todos os Homens na família de Deus. Essa família, a Trindade, está sempre aberta para acolher novos filhos. Pois bem, também nós somos encarregados de levar a salvação a todos os Homens. Estaremos conscientes da missão que nos foi confiada? Desempenhamo-la sozinhos ou em comunidade? E de que forma?

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo