sexta-feira, 17 de julho de 2009

Escapulário do Carmo


COMO SURGIU O ESCAPULÁRIO

Foi na madrugada do dia 16 de Julho de 1251 que Nossa Senhora apareceu ao santo carmelita inglês, São Simão Stock, e entregou-lhe o miraculoso Escapulário do Carmo.
São Simão Stock era, naqueles tempos, Superior Geral da Ordem dos Carmelitas. Ele encontrava-se numa situação aflitiva, pois a sua Ordem passava por dificuldades muito sérias, sendo desprezadas, perseguida e até ameaçada de extinção.

São Simão Stock era um homem de uma fé viva, e não cessava de implorar socorro à Santíssima Virgem, pedindo-lhe também um sinal sensível de que seria atendido.
Comovida pelas súplicas angustiantes deste seu fervoroso filho, Nossa Senhora trouxe-lhe do Céu o santo Escapulário e dirigiu-lhe estas palavras:


"Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário de tua Ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas".
"Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre"
.

A partir dessa misericordiosa intervenção da Mãe de Deus, a Ordem carmelita refloresceu em todo o mundo! E o Escapulário passou a percorrer a sua milagrosa trajetória, como sinal de aliança de Nossa Senhora com os Carmelitas e com toda a humanidade.
Setenta anos mais tarde, Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII e fez-lhe uma nova promessa, considerada como complemento da primeira:

"Eu, como tema Mãe dos Carmelitas, descerei ao purgatório no primeiro sábado depois de sua morte e os livrarei e os conduzirei ao Monte Santo da vida eterna."

Esta segunda promessa de Nossa Senhora deu origem à célebre Bula Sabatina do Papa João XXII, publicada em 03 de março de 1322, confirmada posteriormente por vários Sumos Pontífices como Alexandre V, Clemente VII e Paulo III.

De início, o Escapulário era de uso exclusivo dos religiosos Carmelitas. Mais tarde, a Igreja, querendo estender os privilégios e benefícios espirituais desse uso a todos os católicos, simplificou o seu tamanho e autorizou que a sua recepção ficasse ao alcance de todos.



PRIVILÉGIOS DO ESCAPULÁRIO

"Não, não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça nossa predestinação tão certa..." (São Cláudio de la Colombière, S.J.)

1. É um sinal de aliança com Nossa Senhora. Pelo seu uso, exprimimos a nossa consagração a Ela;
2. É um sinal de salvação. Quem morrer com ele não padecerá o fogo do inferno;
3. A Santíssima Virgem livrará do purgatório, no primeiro sábado depois da morte, todos os que o portarem;
4. É um sinal de protecção em todos os perigos.



CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

O Escapulário do Carmo, enquanto dádiva da Santíssima Virgem, é símbolo de uma consagração.
Foi a própria Mãe de Deus que aludiu a essa consagração, quando disse a São Simão Stock, na gloriosa madrugada de 16 de julho de 1251:

"...é um pacto de paz e amizade que faço contigo e todos os carmelitas...".

É como se dissesse: quero que este pacto que faço convosco, fundamentado em eterna amizade, seja expresso pelo meu Escapulário, como símbolo da consagração que fazeis a mim ao recebê-lo.




IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO

O Escapulário do Carmo compõe-se de duas peças, entre si. Somente o primeiro Escapulário precisa ser bento e imposto por um sacerdote.
Tanto essa bênção como a imposição valem para todos os outros Escapulários que substituírem o primeiro. Uma vez tendo-o recebido, devemos usá-lo sempre e continuamente.

Imposição - O sacerdote benze o Escapulário e o impõe, dizendo:
"Recebe este santo Escapulário como sinal da Santíssima Virgem Maria, Rainha do Carmelo, para que, com seus méritos, o uses sempre com dignidade, seja tua defesa em todas as adversidades e te conduza à vida eterna."




CURIOSIDADE

O que significa a palavra ESCAPULÁRIO

Do Latim: * SCAPULARIU < scapulla, espádua. Tira de pano, pendente do pescoço, usado por certos religiosos e religiosas que o trazem por cima do hábito.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo