quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ainda na Capadócia - O Vale de Göreme


O VALE DE GÖREME: museu ao ar livre

O Vale de Göreme possui a maior concentração de capelas e mosteiros escavados na rocha existentes na Capadócia,






provando que as suas grutas não foram somente utilizadas como casas mas também como abrigos espirituais.



Conchas vazias em formas de janelas esculpidas nas rochas sobre as montanhas são visiveis neste vale, mas a única luz que penetra nas casas e igrejas é a luz natural que é filtrada na entrada.




Nesta formação esburacada, viviam e trabalhavam monges no Mosteiro de Kizlar. A extremidade sul deste vale encontra-se repleta de pequenas celas outrora também elas ocupadas pelos monges.




A maioria das igrejas são pequenas. O uso de pedras e desenhos no seu interior são fascinantes, e vivamente preservados durante séculos. Os afrescos originais celebram a fé da nova era cristã.



Igreja de Bárbara: esta igreja tem este nome devido ao fresco da parede ocidental que se pensa reproduzir Santa Bárbara.
A figura de Cristo sentado ocupa a abside central, e na cripta um fresco de São Jorge e de Teodoro ambos a cavalo.





Igreja de Elmali: Esta igreja mais conhecida por "maçã" é datada do século XI. No seu interior em forma de cruz, o amarelo ocre da região domina os afrescos que decoram a cripta, e o descascamento das pinturas revelam a cor vermelha, que é um símbolo cristão do período Iconoclástico.



Igreja de Yilandi: Igreja em abóbada de berço foi pintada com painéis dedicados a uma série de santos. A matança do dragão por São George e Teodoro montado no seu cavalo decoram a cripta. O imperador Constantino (306 - 337 D.C.) e sua mãe Helena são os devotos dos santos perto de São George e Teodoro.




Igreja de Tokali: possui alguns dos mais belos frescos do vale de Göreme.




Estas capelas escondidas e escavadas nas rochas com frescos lindíssimos, são a prova da força da fé cristã que aqui chegou.

O VALE DE GORËME foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1985.

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz-me bem recordar a Turquia com a ajuda da Maria João. Vir a este site até me ajuda a dar Graças a Deus pelo que lá vivemos e descobrimos! Obrigado por tudo ;) PM

Caminhar do Sul no Mundo