segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"O 13.º Dia", o filme





O milagre do sol e as aparições de Fátima em 1917 são recriados com efeitos especiais digitais no filme britânico "O 13º Dia", que estreia a 13 de Outubro, em Portugal e nos Estados Unidos.

O filme de produção independente é baseado na história das aparições de Nossa Senhora em Fátima, com especial destaque para o dia 13 de Outubro de 1917.

De acordo com os directores Ian e Dominic Higgins, a recriação destes dois episódios foi o maior desafio da produção.

O filme teve como ponto partida as memórias de Irmã Lúcia e de testemunhas. "O 13º Dia" apresenta a história dos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) de Fátima, que presenciaram seis aparições da Virgem Maria no céu, entre maio e outubro de 1917.
No dia 13 de Outubro de 1917, milhares de pessoas se deslocaram à Cova da Iria, em Fátima, para assistir à aparição de Maria anunciada pelos pastorinhos e muitos garantiram ter visto o sol se mexer.

Outro desafio foi criar a imagem da Nossa Senhora, que muitos cineastas optaram por não representar ou cobrir o rosto com uma luz. "Nós queríamos mostrar Maria porque Lúcia a descreve e pensamos que isso seria um desafio", acrescentou Ian Higgins.

O filme usa predominantemente imagens em preto e branco e o colorido é usado apenas durante as cenas das aparições e do episódio do sol. "Pensamos que tínhamos de filmar em preto e branco e tratar a cor como um dom quase precioso", justificou o diretor Dominic.

Após a pré-estreia em que assistiram os responsáveis do Santuário, a instituição reconhece neste filme “um grande valor”. "É um filme intenso e de sensibilidade apurada. Revela pesquisa, dedicação e está bem construído", declararam.

Apesar de ser uma ficção encomendada pelo produtor executivo Leo Hughes, um fervoroso católico, Ian Higgins também ressalta que mesmo os não católicos vão apreciar a obra: "Mesmo quem não seja religioso poderá retirar algo, porque a mensagem é universal", garante Ian, que confessou estar ansioso por assistir à reação do público português.

Produzido pela “13th Day Films Ltd”, "O 13º Dia" foi filmado em Portugal e na Inglaterra e produzido por Natasha Howes. O elenco é britânico e os três pastorinhos são representados por crianças portuguesas.

O lançamento do trabalho que se prolongou por cinco anos será no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, amanhã dia 13, pelas 21h00m, com entrada gratuita.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo