sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os sete Sacramentos da Igreja




A Igreja celebra - como legado sagrado do seu Senhor - sete sacramentos. Estes são ordenados à vida e à fé de cada pessoa. Neles e através deles, Jesus oferece-Se aos homens. Por este dom gratuito, o homem pode estar seguro da sua fé e da sua esperança, do seu acto de amar e ser amado.

Administrar os sacramentos não é unicamente falar da pertença a Deus e da redenção. Os sacramentos são disso sinais efectivos e transmitem verdadeiramente essa pertença a Deus e essa redenção.

Sim, da sua plenitude todos nós recebemos, graça sobre graça. São João 1,16

Os sacramentos são sinais da salvação que Jesus instituiu na sua igreja. Penhor da sua existência na e com a Igreja. São sete os sacramentos:

1. Baptismo - O Baptismo é o fundamento da nossa entrada na Igreja de Jesus Cristo no começo da vida.

2. Confirmação - Pela Confirmação, os jovens são fortalecidos e santificados pelo dom do Espírito.

3. Eucaristia - A Eucaristia concede aos fiéis a participação na vida do seu Senhor e faz deles uma comunidade.

4. Penitência e Reconciliação - O sacramento oferece ao pecador reconciliação e perdão.

5. Unção - O doente recebe da unção esperança e consolação.

6. Ordem - No sacramento da Ordem, confere-se aos diáconos, sacerdotes e bispos, um serviço particular na Igreja.

7. Matrimónio - No sacramento do Matrimónio, os esposos prometem mutuamente amor e fidelidade; a comunidade que eles formam é imagem da comunhão dos crentes instituída por Deus.

Os Sacramentos são sinais da salvação que Jesus instituiu na sua igreja. Penhor da sua existência na e com a Igreja. São os sinais visíveis da realidade invisível da salvação. Porque são dom de Deus realizam o que significam.

Nota: "A santa mãe Igreja instituiu também os sacramentais. Estes são, à imitação dos sacramentos, sinais sagrados que significam realidades, sobretudo de ordem espiritual, e se obtêm pela oração da Igreja. Por meio deles dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e santificam as várias circunstâncias da vida" (Concílio Vaticano li, Sacrosanctum Concilium 60). A Igreja institui os sacramentais para santificar certos ministérios, certas circunstâncias da vida cristã, assim como o uso de certos objectos. Para isso pronuncia-se uma oração, frequentemente acompanhada dum sinal particular (por exemplo: a imposição das mãos, o sinal da cruz, a aspersão de água benta. Dizemos "consagração" quando se trata de uma pessoa (por exemplo, a abadessa dum mosteiro) ou quando um objecto (altar, igreja, sino) é destinado exclusivamente ao uso litúrgico. Diz-se "benção" quando os homens (crianças, viajantes, peregrinos) ou coisas (casas, alimentos, automóvel, animais) são confiados à protecção de Deus.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo