domingo, 22 de novembro de 2009

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo




A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo, no mistério da sua vida, pregação e anúncio do Reino de Deus.

Durante o anúncio do Reino, Jesus mostra-nos o que este significa para nós, como Salvação, Revelação e Reconciliação, ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Jesus responde a Pilatos quando este Lhe pergunta se, na verdade, Ele é o Rei dos Judeus: "Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súbditos teriam combatido para que não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui" (Jo 18, 36). Jesus não é o Rei de um mundo de medo, mentira e pecado, Ele é o Rei do Reino de Deus, que traz e ao qual nos conduz.

Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz." (Jo 18, 37) Jesus revela-nos a sua missão reconciliadora de anunciar a verdade ante o engano do pecado.

Esta festa celebra Cristo, como o Rei bondoso e singelo que, como pastor, guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino, para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

A possibilidade de alcançar o Reino de Deus foi estabelecida por Jesus Cristo, ao nos deixar o Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obter a Santidade e transformar o mundo no amor. Essa é a missão que lhe deixou Jesus à Igreja ao estabelecer o seu Reino.

Jesus Cristo é o Rei e o Pastor do Reino de Deus, que nos tirando das trevas, nos guia e cuida em nosso caminho para a comunhão plena com Deus Amor.

(http://www.acidigital.com/fiestas/cristorei/solenidade.htm)


Leituras da Solenidade de Cristo Rei - Ano B:
L 1 Dan 7, 13-14; Sal 92, 1ab. 1c-2. 5
L 2 Ap 1, 5-8
Ev Jo 18, 33b-37

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo