sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um ano de vida




Foi precisamente há um ano, a 6 de Novembro de 2008, pelas 11h37m (hora local) na aldeia de Reo Mao em Refane, que uma jovem senegalesa dava à luz uma criança do sexo feminino.



Baptizada de “Leonor” esta criança ficará para sempre nos corações de todos os aventureiros solidários que integraram a 5ª Missão Aventura Solidária da AMI no Senegal.



Desde o primeiro dia de Missão que a maior parte dos aventureiros esperavam ansiosamente pelo nascimento de uma criança. Em Refane nascem cerca de 4 crianças por dia, mas por força da natureza os partos quase sempre eram efectuados de noite.

A mãe de Leonor iniciou o trabalho de parto no dia a seguir à chegada da Missão, sendo por isso e desde logo muito acompanhada e acariciada por todo o grupo. Várias vezes por dia esta jovem deslocava-se ao posto de saúde da aldeia para tentar dar à luz, mas a sua “hora” parecia não querer chegar.

Foram dias de muito sofrimento e ansiedade para a mãe e para todo o grupo. A aldeia estava informada da vontade que existia em assistir (mesmo que durante a noite) a este parto. O nascimento de Leonor passou assim a estar presente em todos os momentos desta Missão.

A 5ª Missão AMI – Aventura Solidária estava já em contagem decrescente e Leonor teimava em não nascer. Mas na altura em que o grupo se preparava para se despedir da aldeia, a pequena Leonor resolveu presentear os aventureiros com o seu primeiro choro.

O nascimento da Leonor foi para todos um momento grandioso, inesquecível e demonstrativo do que é " O VALOR E O SENTIDO DA VIDA".


Leonor com 6 meses de vida ao colo de sua mãe


Aguardamos com muita expectativa uma nova foto da Leonor, mas agora com um ano de vida.
Bem haja Leonor!

1 comentário:

Anónimo disse...

E pensar que foi há um ano!
Que bom recordar :)
Obrigada minha querida!

Joana

Caminhar do Sul no Mundo