sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

5 livros para ler



A LOUCURA DE DEUS: A beleza e o assombro estão encerrados em cada página deste livro que, partindo das notáveis pinturas de Sieger Köder, nos oferece as meditações poéticas e as orações da Ir. Rina Risitano. Este é um livro que nos leva a entrar mais profundamente na contemplação do mistério da cruz e da ressurreição de Cristo. Para além das meditações e orações para as 14 estações da Via-Sacra, são oferecidas outras para as celebrações pascais e diferentes circunstâncias: quer a nível pessoal, quer a nível comunitário/eclesial.
Textos de Rina Risitano, fsp
(Este livro é um companheiro indispensável da Série de 18 pósteres)

Nº Páginas: 88
Formato: 15x16
Peso: 200 gr.
Edição: 1ª
Preço: 8.5Eur.


A ALEGRIA de ser Padre: Este livro reúne as palestras do cardeal Schönborn por ocasião do retiro internacional para sacerdotes, em Ars. Abordando com sabedoria, humor, ternura e respeito, os temas da vocação sacerdotal, da misericórdia, da oração, da Eucaristia, da missão, bem como do lugar de Maria na vida de um sacerdote, o Cardeal de Viena desenvolve uma reflexão sobre o sacerdócio que se apoia, não só na sua profunda cultura teológica, mas também na sua experiência de pastor e em testemunhos pessoais. Um livro que se dirige aos padres, mas também a todos os fiéis que desejem compreender melhor o lugar e a função do padre na sociedade e nesta grande família que é a Igreja.

«De agradável leitura, A Alegria de ser Padre é para os cristãos um itinerário de vida e de oração, fazendo da oração de Jesus o lugar teológico e espiritual da nossa oração e aprendendo com Jesus a pedagogia e a felicidade de orar» (D. António Francisco dos Santos, in Prefácio).

Mensagem de abertura do Papa Bento XVI

Autor: Cardeal Christoph Schönborn
Nº Páginas: 128
Formato: 13x20,5
Peso: 160 gr.
Edição: 1ª
Preço: 8.2Eur.


A oração dom e tarefa: O dom da oração requer uma aprendizagem longa, uma entrega disciplinada e um amor provado aos homens e mulheres concretos do nosso tempo. A Oração: Dom e Tarefa nasceu como companheiro discreto de caminhada para todos aqueles discípulos que, na sua vida apostólica, se esforçam por seguir Jesus de perto. Para eles, a oração praticada pelo Mestre torna-se guia, modelo e tarefa. É através da oração que a actividade pastoral vai ganhando sentido e profundidade na história concreta de cada servidor do Evangelho, ao mesmo tempo que convida ao compromisso com todos e cada um dos homens, especialmente com os mais pobres.

Autor: Antonio Bravo
Nº Páginas: 224
Formato: 13x20,5
Peso: 260 gr.
Edição: 1ª
Preço: 13.8Eur.


Paulo escritor de cartas: Como é que Paulo utilizou os seus secretários? Será que ele confiava nos seus co-autores? A formação retórica que recebeu afectou a forma como organizou os seus temas? Este livro invulgar confronta-se com estas questões, baseando-se em múltiplas citações de autores clássicos gregos e romanos. Uma pesquisa sinóptica dos endereços e das conclusões das cartas revela a que ponto Paulo usava e adaptava as convenções epistolares do seu tempo. Simultaneamente, chama a atenção para a disposição que animava Paulo, no momento em que escrevia, e para o seu relacionamento com os endereçados. O efeito produzido é humanizar as cartas paulinas e tornar menos intimidante a complexidade da sua teologia.

«Há que saudar vivamente o indispensável contributo desta obra de Murphy-O’Connor. Para medir-se com Paulo de Tarso não basta apenas aproximar o ouvido do seu púlpito. É necessário conhecer os cantos da sua oficina literária» (José Tolentino Mendonça, in Prefácio)

Autor: Jerome Murphy-O'connor
Nº Páginas: 192
Formato: 14x21
Peso: 260 gr.
Edição: 1ª
Preço: 13.8Eur.


CRISMAR-SE, PORQUÊ?: Neste livro, Bruno Forte – teólogo e bispo –, preocupado com a «frequência» do sacramento do Crisma, reflecte sobre a beleza deste sacramento. Não o faz ao jeito de tratado de teologia sacramental, mas colocando-se a si mesmo as perguntas que todos nós fazemos: O que é? Que realiza? Porquê recebê-lo? Quando? Quem? Como? Para onde nos conduz? Urge dar uma resposta a estas questões, pois «todos nós temos necessidade de ser fortificados pelo dom de Deus, para sermos capazes de crer, esperar e amar, para lá da nossa debilidade, aprendendo a agir na comunhão da Igreja com o impulso das testemunhas».

Autor: Bruno Forte
Nº Páginas: 56
Formato: 12x18,5
Peso: 60 gr.
Edição: 1ª
Preço: 3.8Eur.


Estes livros foram editados no mês de Janeiro de 2010, pelas "Paulinas Editora".



Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo