terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Apresentação do Senhor



A data de hoje lembra o cumprimento de um preceito hebraico, por Maria e José. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de purificação e apresentar o filho no templo.

Assim, desde o século IV essa festa era chamada de "Purificação de Maria". Com a reforma litúrgica de 1960, passou-se a valorizar o sentido da apresentação, oferta de Jesus ao Pai, para que o seu destino se cumprisse, marcando em consequência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. A data passou a ser lembrada então como o dia da "Apresentação do Senhor".

No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no capítulo 2 do seu Evangelho. Ambos reconheceram n'Ele o esperado Messias e profetizaram o sofrimento e a glória que viriam para eles. Simeão, que havia recebido de Deus a promessa de que "não morreria sem ver o Salvador", chegou a avisar Maria de que "uma espada transpassaria seu coração e sua alma", mas que aquele menino seria "a luz que iluminaria nações".

É na tradição dessa profecia que se baseia também a outra festa comemorada nesta data: a de Nossa Senhora da Candelária, ou da Luz, ou ainda dos Navegantes.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo