segunda-feira, 8 de março de 2010

S. João de Deus


João Cidade, nasceu a 8 de Março de 1495 em Montemor-o-Novo. Abandonou a casa paterna aos oito anos e viajou até Espanha. Aí foi educado por uma família que o ensinou a ser pastor. Em 1522 fez-se soldado e ingressa no exército espanhol.

Depois de abandonar a vida militar, trabalhou em hospitais, como simples servente. Foi criado e comerciante. Manteve um pequeno negócio de livros.

Certo dia ouvindo um sermão de São João d'Ávila sentiu-se tocado e desfez-se de todos os seus bens para cuidar de doentes, especialmente doentes loucos, incuráveis, entre eles, paralíticos, leprosos e mudos.
Fundou um hospital em Granada e obtinha recursos para ele pedindo esmola. Havia tantos doentes que construiu um segundo e depois um terceiro hospital.
Durante um incêndio num dos hospitais, João salvou sozinho muitos pacientes e ajudou a extinguir o fogo.

O Bispo de Tuy concedeu o nome de “João de Deus” e, em reconhecimento pelo seu serviço aos outros, deu-lhe um hábito religioso para usar.

Faleceu em oração a 8 de Março de 1550, no dia em que fazia 55 anos de idade.

João de Deus foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em 28 de Outubro de 1630 e canonizado em 16 de Outubro de 1690, pelo Papa Alexandre VIII, sendo no entanto a sua Bula expedida após a sua morte, pelo seu sucessor Papa Inocêncio XII.

São João de Deus, é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo