quinta-feira, 22 de abril de 2010

Visita do Papa Bento XVI – Os Altares em Lisboa e Porto


O altar onde o Papa celebrará a missa, no próximo dia 11 de Maio na Praça do Comércio em Lisboa, foi projectado por uma equipa liderada pelo designer Jorge Assis.



A estrutura com cerca de 450 metros quadrados, onde o branco é a cor principal, a que se junta o azul-marinho em evocação do mar que, no século XVI, os portugueses cruzaram espalhando o Cristianismo.




Inspirado num seixo do Tejo, o altar propriamente dito alude à passagem bíblica em que Jesus diz, 'Tu és Pedro e sobre esta pedra erguerei a minha Igreja'.

O rio Tejo fica atrás do altar onde, no máximo, estarão 60 pessoas entre as quais 45 bispos.Do lado direito de Bento XVI sentar-se-á o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do lado esquerdo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

O ambão a partir do qual serão feitas as leituras do Evangelho ficará em frente, à direita. Os bispos sentam-se em cadeiras Victoria Ghost, de Philippe Starck, alinhadas lateralmente.

O Papa irá subir à zona do altar através de uma dupla rampa localizada diante da estrutura, cujo primeiro nível se situa a 2,5 metros do solo.
Sobre esta estrutura será montada uma tenda branca, aberta no sentido de Santa Apolónia, para que dali seja igualmente possível assistir à cerimónia.
Onze metros é altura máxima do conjunto, que integra uma cruz metálica com oito metros atrás da cadeira de Bento XVI.

O Papa entrará na praça do Comércio pelo lado Poente, passa diante do Presidente da República, e segue para o torreão do Ministério das Finanças, onde receberá a chave da cidade e onde se irá paramentar onde depois acederá ao palco caminhando pelo centro da praça.




O altar onde Bento XVI irá celebrar missa na Invicta, a 14 de Maio é inspirado no transepto da Sé do Porto, com 29 elementos evocativos da diocese do Porto, das quatro regiões pastorais e das 22 vigararias.


Tendo ainda o templo como fonte de inspiração, o fundo do altar será em madeira, aludindo à talha dourada barroca da Sé, e terá também uma clarabóia alusiva à cúpula da igreja. A Avenida dos Aliados será a nave central deste templo campal.



O altar, de 39 por 12 metros, fica instalado na Praça General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho, edifício que irá servir de sacristia e estrutura de apoio. A cátedra ficará apoiada numa plataforma constituída por três degraus, aludindo à Santíssima Trindade.

O altar, cujo projecto é da autoria do arquitecto Audemiro Rocha – do Gabinete de Estudos e Planeamento da autarquia, será completado com mobiliário ofertado pelas câmaras de Paços de Ferreira e Paredes.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo