terça-feira, 25 de maio de 2010

Sentir 2010



"Este ano foi o 2º ano que caminhei. O ano passado fui cumprir um sonho de criança, pois ansiava sentir no meu corpo o que os peregrinos sentiam e o que os movia a tão grande sacrifício. Para mim, foi uma experiência maravilhosa, gostei muito e resolvi repetir. Este ano foi diferente, foi mais interiorizada, reflecti bastante sobre o que ia acontecendo, achei que levava no meu coração algo mais forte, pois levei comigo a minha familia, os irmãozinhos, os C.S.S.,os meus colegas de trabalho, os amigos, os doentes, os desempregados, todos os que me pediram oração e ainda ofereci a Nossa Senhora os meus passos por todos aqueles que gostariam de ir e por qualquer motivo não o puderam fazer.
Senti uma grande responsabilidade, rezei muito enquanto caminhava e oferecia a Deus por todos os que não o podiam fazer.
Senti-me realizada.
Esta peregrinação surpreendeu-me, se o ano passado gostei este ano quase que me atrevo a dizer que "adorei ", ( mas só se adora a Deus ).
Sensibilizou-me muito as reflexões do padre Fernando e as missas.
Foi tudo muito bom, também gostei das orações e missa do padre Zé António. Ambos têm o dom da palavra, é uma palavra que entra e fica no nosso coração.
Quanto ao apoio mais uma vez foi excelente e a organização também.
A todos o meu muito obrigado.
Obrigado á enfermeira Nazaré e ao Ricardo, pelo carinho que a todos dedicaram.
Obrigado á D. Maria Ângela pela sua simpatia e amabilidade com que nos tratou, apesar da sua idade, tinha sempre um sorriso e umas palavras tão doces...
Agradeço a todos os peregrinos pela boa companhia que proporcionaram, foram todos muito bons, conseguiu-se viver em grupo.
É de pensar em convidar já o Sr. padre para nos acompanhar em toda a peregrinação.
Para o ano, (se Deus quiser)tenciono voltar e certamente levar comigo mais peregrinos.
Um bem haja a todos e o meu muito obrigado.
Um abraço a todos,
Maria Luisa Pôla"

Luisa Pôla
Alvito, Maio de 2010




"Não podia deixar de dizer o quanto fiquei feliz de ter participado na peregrinação. Feliz por ter conseguido cumprir a minha promessa e de ter integrado o vosso grupo. Foi uma experiência que nunca irei esquecer em toda a minha vida. Nunca tinha participado, ía com algum receio, mas o que encontrei foi uma familia, sempre pronta a judar a qualquer momento.
Devido à minha vida profissional, não sei se poderei ir para o ano, mas penso ir mais vezes.
Obrigado.
Bem hajam!"


Maria Bárbara Cachola
Pias, Maio de 2010



"Hoje sei e entendo o que durante anos perguntei a mim mesma quando ia no carro e via pessoas a andar estrada fora caminhando em direcção a Fátima. Fui para perceber e vim renovada, cheia de luz e com o amor de Maria gravado no peito, e o desejo de voltar no próximo ano."


Susete Pereira
Abela, Maio de 2010



"Muito tempo fechada em mim mesma. Muito tempo a ponderar demasiado nas situações. Muito tempo sem falar com Deus. Pouco tempo para decidir que queria ir em Peregrinação a pé até Fátima… Decidi fazê-lo não por ser obrigada, mas sim por necessitar desprender-me do meu sofrimento compactado e duradouro e por desejar fazer as pazes com Nosso Senhor Jesus Cristo. E com Maria. Por tudo o que aconteceu no passado. Decidi também fazê-lo para agradecer a conclusão do meu curso académico porque, embora estivesse chateada com Ele e com Nossa Senhora, senti sempre a sua presença.
Por isso, este ano, no mês corrente, fi-lo. Com a “bagagem pesada” nas costas, no coração, na alma. Fi-lo e entreguei-me. Inteiramente. Completamente. Graças ao apoio e ternura de todos. A todos sem excepção. Nem mesmo o cansaço ou algumas bolhas nos pés fizeram suplantar a energia positiva, a amizade, o calor humano, a solidariedade, a amor, o carinho, que senti durante todo o percurso peregrino. Os momentos de reflexão conseguiram emergir em mim a harmonia do abraço, a gratidão, o gosto por ajudar e mesmo a arte de falar em público. Puro milagre! Não fazia ideia do que esta peregrinação conseguia fazer comigo. Despertou-me. Para o casamento pela Igreja (realizado em Alvalade do Sado no dia 3 de Maio), para a união da Família, para a fraternidade e assistência ao próximo.
Obrigada Senhor por estares sempre aí. Obrigada Nossa Senhora, Mãe do Céu, por protegeres os meus Amigos, a minha Família e a minha pessoa.
Obrigada Ricardo (Bá) por seres o meu maridinho lindo. O teu apoio e amor são infinitos.
Obrigada a todos os peregrinos que caminharam comigo. Por todos os momentos.
Obrigada às Guias pela excepcional orientação feita do princípio ao fim desta Peregrinação.
Obrigada a todas as pessoas que fizeram parte do apoio. Pela alimentação fornecida, pelo carinho que ofereceram em todas as etapas peregrinas.
Para o ano, se conseguir e se Deus quiser, voltarei."

Nélia Correia
Odemira, Maio de 2010





Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo