quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Cruz dos Jovens" em Portugal

A “Cruz dos Jovens”, que peregrina pelo mundo, no âmbito da preparação da Jornada Mundial da Juventude (Madrid 2011) chegou a Portugal no dia 8 de Agosto e permanecerá até ao dia 20 deste mês.

Trata-se de uma cruz de madeira, com quase 4 metros de altura, que João Paulo II entregou aos jovens de todo o mundo, no final do Ano Santo da Redenção (1983-1984).


No dia 8 de Agosto, jovens representantes de todas as dioceses de Portugal estiveram na Missa de encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, onde receberam a Cruz das mãos dos jovens espanhóis.
Em Portugal, a Cruz já peregrinou por Viana/Braga (dia 8), Vila Real/Bragança (9), Lamego/Porto (10), por Aveiro (11), Viseu/Guarda (12), Algarve (13), Leiria-Fátima (14), Leiria-Fátima/Santarém (15), Coimbra/Portalegre (16), Lisboa/Setúbal (17). Hoje a cruz estará nos Açores e amanhã em Beja e Évora (20), partindo de seguida para o Santuário de Lourdes (França), via Madrid.

A primeira peregrinação da Cruz do Ano Santo (como era então conhecida) foi em Julho a Munique na Alemanha para o “Katholikentag” (Dia Católico). Ao longo de 1984, os jovens levaram a Cruz para Lourdes, Paray-le-Monial e outros locais na França. É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina”.
Muitos são os que a chamam a “Cruz dos Jovens”, visto ter sido entregue aos jovens para a levar à volta do Mundo. No Domingo de Ramos de 2003, a Cruz das JMJ foi entregue aos jovens da Alemanha por uma delegação canadiana. João Paulo II também confiou aos jovens de todo o mundo um Ícone da Virgem Maria “Salus Populi Romani” - venerado durante a XV Jornada Mundial da Juventude de 2000, em Roma - que agora está também presente em todas as JMJ. Entre os dias 8 e 20 de Outubro de 2003, a Cruz esteve em Portugal para preparar as Jornadas Mundiais da Juventude, em Colónia. Durante todo o ano de 2004, peregrinou pela Europa. Em 2005, a Cruz esteve nas Jornadas Mundiais da Juventude em Colónia e, a partir daí, iniciou a peregrinação durante os anos 2006 e 2007 até em 2008 estar em Sidney, Austrália, na XXIII Jornada Mundial da Juventude. No Domingo de Ramos de 2009, Bento XVI entregou-a aos jovens espanhóis e iniciou a peregrinação pelas dioceses espanholas.

A cruz mede 380 cm de altura e pesa 31 Kg. Os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura. A Cruz encaixa num pedestal que pesa 31 kg.
O Ícone de Maria, por seu turno, mede 118 cm de altura, 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo