quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Caná da Galileia

"Três dias depois houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".
Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram.
O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"
Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. "
João 2,1-11



Caná da Galileia dista cerca de 12 Km de Nazaré. Foi neste local que Jesus realizou o seu primeiro milagre, transformando água em vinho durante uma boda.

Escavações efectuadas em 2004, fizeram aparecer talhas ou jarros de pedra que se pensa serem semelhantes aos usados por Jesus, para a realizar o seu primeiro milagre "o Milagre da Boda de Caná".


Na igreja católica ali edificada todos os casais peregrinos que assim queiram podem renovar as suas promessas matrimoniais.



Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo