terça-feira, 14 de setembro de 2010

...momentos de uma peregrinação.




Jerusalém


"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." Salmos (137:5-6)




Jerusalém fica situada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o Mar Morto. É a capital declarada (mas não reconhecida pela comunidade internacional) de Israel e é a maior cidade do país, tanto em população como em área com cerca de 732mil residentes numa área de 125.1 km². É sede do seu governo.

A cidade tem uma história que data do IV milénio a.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo. Jerusalém é a cidade santa dos judeus, cristãos e muçulmanos, e centro espiritual desde o século X a.C. Contém um número de significativos lugares antigos cristãos, e é considerada a terceira cidade santa no Islão.

Jerusalém é uma cidade movimentada e vibrante, com locais históricos cuidadosamente preservados e restaurados, modernos edifícios, bairros em constante expansão, zonas comerciais, centros comerciais, parques industriais de alta tecnologia e áreas verdes bem cuidadas. É uma cidade antiga e moderna ao mesmo tempo, com tesouros do passado e planos para o futuro.



O centro histórico de Jerusalém situa-se na chamada Cidade Antiga de Jerusalém, área de forma rectangular rodeada por uma muralha mandada construir entre 1538 e 1542 pelo sultão otomano Solimão, O Magnífico.


São oito as portas que permitem o acesso à Cidade Antiga. Nela concentram-se os principais locais sagrados. Está dividida em quatro partes ou bairros: O bairro judaico, o cristão, o arménio e o muçulmano. A Cidade Antiga e as suas muralhas foram nomeadas pela UNESCO Património Mundial da Humanidade em 1981.


O Bairro Cristão fica situado no canto nordeste da Cidade Antiga, estende-se da Porta Nova a norte, passa pela parede a oeste da Cidade Antiga, Muro das Lamentações, Porta de Damasco até à Porta de Jafa no limite com os bairros judaico e arménio. Este bairro contém cerca de 40 lugares sagrados do cristianismo como por exemplo a Via Dolorosa e a Basílica do Santo Sepulcro.



O Bairro Judeu com 45.000 metros quadrados de área encontra-se no lado sudeste da cidade murada, extensamente reconstruído desde 1967, é em grande parte um bairro residencial e por essa razão mais liberto de turistas. Os pontos centrais para a comunidade local são a Praça de Hurva, o Cardo e as suas ruas com lojas de recordações e locais para comer.





O Bairro Muçulmano é o maior em extensão e o mais populoso entre os quatro bairros. Situa-se no canto nordeste da Cidade Antiga. Neste bairro situam-se as portas do Leão ou Sto Estevão, a porta de Damasco e a de Herodes. O caminho da Via Dolorosa começa neste bairro. As ruas estão ladeadas por fileiras de lojas garridas. Os becos calmos e sinuosos contem uma profusão de boa arquitectura medieval islâmica.




O Bairro Arménio é um dos quatro quarteirões da Cidade Antiga em Jerusalém. Embora os Arménios sejam Cristãos, o Bairro Arménio é diferente do Bairro Cristão. Uma vez que este é o menor dos quatro, com menor número de residentes, os arménios e seu Patriarcado Arménio de Jerusalém remanescem independentes das demais influências da Cidade Antiga. Nele localiza-se entre outras a Porta de Sião.



Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo