terça-feira, 21 de setembro de 2010

momentos de uma peregrinação...

Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Actos(1,12)



Monte das Oliveiras


O Monte das Oliveiras é uma colina que se eleva a leste da Cidade Antiga de Jerusalém. Ergue-se a 817 metros acima do nível do mar, e a 61 metros acima da área do templo de Jerusalém. Recebe o seu nome pelas imensas oliveiras que outrora cobriam as suas encostas.



O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições lhe estão associadas. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos.

O Vale de Josafat separa a Cidade Antiga dos Monte das Oliveiras.
As suas encostas têm sido usadas como local de enterro, podendo observar-se nos dias de hoje o cemitério Judeu, os Túmulos de Absalão, de S. Jaime e de Zacarias.



Na colina salpicada de locais relacionados com os últimos dias de Jesus Cristo, existem sete Igrejas, entre elas a Igreja do Paternoster que em Latim significa “Pai Nosso", construída em 1868 para perpetuar a tradição de que nesse lugar Jesus teria ensinado o Pai Nosso aos seus discípulos.


Nos seus famosos claustros são visíveis dezenas de painéis com a Oração do Pai Nosso em mais de 60 idiomas.


Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo