"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no." Mt (4,18-22)
"E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito,e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram." Lc (5,1-11)
“E, quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar. E, entrando no barco, passaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado perto deles. E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava. E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco, e temeram. Porém ele lhes disse: Sou eu; não temais. Então, eles, de boa mente, o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam.” Jo (6, 16-21)
O Mar da Galileia, também conhecido como Lago de Tiberíades é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com cerca de 19 km de comprimento e 13 Km de largura.
Neste mar desagua o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que depois segue para o Mar Morto.
O principal porto do Mar da Galileia fica na cidade de Tiberíades.
O Mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, entre outras. A nordeste do Mar da Galileia ficam os montes Golã.
A paisagem ao longo das margens do Mar da Galileia constituiu o pano de fundo para muitos dos acontecimentos registados durante o ministério de Jesus – curas, milagres e ensino.
Foi aqui que o barco onde seguia Jesus com os apóstolos foi fustigado por uma violenta tempestade, tendo Jesus depois acalmado as águas, interpelando com este gesto a fé dos apóstolos.
Foi aqui também que Jesus encontrou André e Pedro a pescar, e vendo que não tinham pescado nada disse-lhes para lançarem a rede para o outro lado, levando-os a apanhar 153 grandes peixes. O termo "outro lado" tem aqui um grande simbolismo, significado o lado, a posição, a opção de seguir Jesus.
Foi também aqui que Jesus caminhou sobre as águas, tendo sido reconhecido de imediato por João, o discípulo amado. Pedro atirou-se de imediato ás águas, rumo a Cristo, e sentindo-se a afundar pediu ajuda a Jesus, que pela fé o fez também caminhar sobre as águas.
Os peregrinos que visitam este local são "presentiados" ao almoço com este peixe, pescado no Lago, que segundo consta é um peixe muito idêntico ao pescado no tempo de Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário