sábado, 6 de agosto de 2011

CONTRASTES...


São dois Franciscos. Encontraram-se há uns anos no noviciado da Companhia de Jesus e viveram juntos vários anos. Nos últimos três estiveram separados, cada um em seu lado do mundo. O Francisco na China e o outro Francisco em Moçambique.
Partiram com o ânimo e o entusiasmo próprios do missionário que se abre a novos desafios, a novas fronteiras, a novos povos.

O Francisco levava o desejo de viver com os moçambicanos e com Jesus no meio, e o outro Francisco com o sonho de aprender uma língua impossível e falar de Jesus aos chineses.

O Francisco encontrou muita pobreza em Moçambique. Não apenas pobreza material, mas sobretudo de espírito. Aquela pobreza que por ser miséria não pode ser fonte de riqueza. Mas mesmo aí não deixam de aparecer com toda a força sorrisos, cânticos, danças, ululares e tambores. Apesar de tudo, estas coisas simples, com a sua riqueza própria, mudam um pouco a face da terra.

Na China, o Francisco não encontrou tanta desta miséria desumana. Encontrou sobretudo um grande vazio em muitos corações, uma grande carência de sentido e falta de alegria para viver. A riqueza deste vazio está na fome de respostas que ele traz e que leva muitas pessoas a procurarem caminhos para além do sucesso material.
É neste vazio de riqueza que qualquer missionário encontra campo pronto para acolher a sementeira e pode começar uma grande “reforma agrária”. Também aqui, sentimos que a produção de fruto depende pouco de nós. Nestes lugares em que é mais urgente agir, a passividade que nos é imposta é um convite à fé neste Deus, e à certeza de que Ele é o grande agricultor.


Aqui fica um conjunto de fotografias alternadas da China e de Moçambique que os Franciscos foram tirando ao longo desse tempo de missão.

In "essejota.net"


1 comentário:

Dulce Gomes disse...

Muito bonita esta partilha.
Em tudo e sempre a palavra de ordem deve ser evangelizar. Dois preciosos exemplos.
Abraço em Cristo e Maria

Caminhar do Sul no Mundo