sábado, 25 de fevereiro de 2012

Três igrejas portuguesas entre os semifinalistas dos prémios ArchDaily 2011


Uma igreja e duas capelas portuguesas concebidas por arquitetos nacionais estão entre os cinco finalistas da categoria de espaços religiosos dos prémios atribuídos pelo site ArchDaily, que reivindica o título de mais visitado da especialidade.

O novo complexo paroquial do Estoril, concelho de Cascais (2010), foi projetado por Roseta Vaz Monteiro Arquitetos, a Capela de Santa Ana, Sousanil, Santa Maria da Feira (2009), teve conceção do Gabinete e348, enquanto que a Capela Árvore da Vida, no Seminário Conciliar de Braga (2011), tem traço de Cerejeira Fontes Arquitetos.

Os finalistas das 14 categorias da edição de 2011 dos prémios ArchDaily foram nomeados pelos leitores do site, que nos próximos 14 dias são convidados a escolher os vencedores.

Para votar é necessário o registo prévio na página através do preenchimento do primeiro e último nome, endereço eletrónico e senha de acesso, seguindo-se a escolha do projeto, operação que pode ser realizada uma vez por dia.

O site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura apresenta várias fotografias dos três espaços religiosos portugueses finalistas, bem como uma entrevista ao pároco responsável pela Capela de Santa Ana.


Complexo da Senhora da Boa Nova, Estoril (2010)
Roseta Vaz Monteiro Arquitetos
Fotografia: João Morgado









Capela de Santa Ana, Sousanil, Santa Maria da Feira (2009)
Gabinete e348
Fotografia: Fernando Guerra, Gabinete e348








Capela Árvore da Vida, Braga (2011)
Cerejeira Fontes Arquitetos
Fotografia: Nelson Garrido






1 comentário:

Anónimo disse...

Já entramos na fase final, com 5 finalistas e apenas um projecto nacional continua o percurso: a Capela de Santa Ana.
As votações decorrem até 6 de Março.

Caminhar do Sul no Mundo