A Semana Santa começou ontem com o chamado domingo de Ramos, celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento – símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

No Domingo de Ramos misturam-se os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando os seus ramos de oliveiras e de palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".
Os Ramos santos fazem-nos lembrar que somos batizados, e por isso, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica.
Os Ramos sagrados que levamos para as nossas casas depois da Missa, lembram-nos que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela recorda-nos que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário