quinta-feira, 31 de maio de 2012

115º Curso de Cristandade para Senhoras - Arquidiocese de Évora


Os cursos de cristandade são um movimento de Igreja, fruto da ação de Deus e realizam-se há mais de 50 anos na Arquidiocese de Évora.

São um Movimento e participação de leigos, fiéis ao testemunho de uma comunhão firme e convicta em união com o Papa, Bispos e Sacerdotes, mediante um método próprio, que possibilitam a vivência e convivência do fundamento cristão, ajudando a descobrir e a realizar a nossa vocação pessoal, tornando possível caminharmos em grupos de Cristãos, que com a sua maneira de falar e agir vão fermentando do Evangelho todos os ambientes, começando sempre pela Igreja Doméstica (a nossa família), no emprego, nos amigos, na paróquia, em todos os lugares onde passamos o nosso dia a dia.
Os cursilhos de cristandade começaram em Palma de Maiorca (Espanha), no ano de 1949. Um jovem de 29 anos de idade, Eduardo Bonnin, cheio de Amor a Jesus Cristo e de entusiasmo apostólico, conhecendo os ambientes descristianizados da sua terra e de toda a Espanha, deu um grito de alerta, para que a juventude acordasse e fosse para os ambientes do Mundo e da Igreja, anunciar o Evangelho, como tinha feito o Apóstolo S. Paulo. Chefe, na Ação Católica, Eduardo Bonnin ficou inquieto com falta de Deus nos ambientes e de 19 a 23 de Agosto de 1944, preparou o 1º curso, e a 7 de Janeiro de 1949, realizou-se oficiamente o 1º Cursilho de Cristandade, em Palma de Maiorca, tendo-se realizado nesse mesmo ano em Palma de Maiorca mais 20 cursilhos de Homens.

Eduardo Bonnin, durante toda a sua vida foi um exemplo vivo de Cristo no mundo de hoje. Atualmente é um embaixador que temos no céu, gozando das alegrias eternas. O Senhor chamou-o a viver nas alegrias eternas dia 6 de Fevereiro de 2008. O M.C.C. tem mais um embaixador no céu, a interceder junto de Deus, pelo êxito apsotólico de todos os homens e mulheres que são chamados a continuar a obra dos Cursilhos de Cristandade por ele iniciada, participando na vivência do cursilho.

Os Cursilhos de Cristandade propagaram-se por todos os paises do mundo a partir de 1953, e hoje fazem-se cursos em mais de 50 nações dos cinco continentes, calculando-se que tenham passado pelo cursilho mais de 20 milhões de homens e mulheres, de todas as línguas, raças e cor de pele, aumentando graças a Deus, todos os anos.

Em Portugal, o 1º Cursilho foi em Fátima a 30 de Novembro de 1960. Hoje, em todas as Dioceses do nosso país vive-se intensamente o ideal, a vivência e a riqueza dos Cursilhos.

São 4 dias de encontro tão profundo com o Senhor, através dos Sacramentos e da convivência com os irmãos, que fica uma marca maravilhosa para toda a vida, de quem participa num cursilho.



De 31 de maio a 3 de junho realiza-se  em Elvas na Casa das Irmãs Concepcionistas sob a orientação Espiritual do Padre Ricardo Lameira, o 115º Curso de Cristandade para Senhoras, com encerramento previsto para as 18h00 em Reguengos.
"Caminhar do Sul" acompanhará de perto este curso e espera viver momentos únicos e inesquecíveis de fé, união, partilha e encontro...para depois conseguir levar muitos mais a cantar,

De Colores,

De Colores vestem-se os campos na primavera

De Colores,
De Colores são todas as flores,
são os passarinhos que veem de fora

De Colores,
De Colores é o arco-íris, que vemos luzir...

1 comentário:

Nazaré disse...

Só hoje me foi possivel ler, saborear e tentar recordar o meu cursilho de cristandade- 29ºde senhoras de Beja.Reencontro comigo,com os outros e com DEUS . A frase que mais me fez reflectir:"TUDO ISTO POR MIM..." Vinte cinco anos depois de ter vivido intensamente o reencontro, o SENHOR parece ter-se esquecido de mim e levou-me o João.Para quê?
Nazaré Leitão

Caminhar do Sul no Mundo