segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sentir 2012


Aqui ficam palavras sentidas, testemunhos de fé, de coragem, de agradecimento, de mais uma caminhada que sem dúvida foi para muitos o recomeço de uma nova vida...


"O ano que passou foi pródigo em acontecimentos que alteraram significativamente a minha vida. Uns bons, outros menos agradáveis, mas todos com o intuito de me fazer crescer enquanto ser humano e Cristão. O curioso de tudo é que só consegui ver isso este ano, durante a homilia do Pe Ricardo. Nada acontece por acaso e nós somos obras vivas dos desígnios de Deus. Os seus planos para nós são insondáveis e podem, por vezes, deixar-nos confusos sobre o rumo que tomar.
Mas nada do que o Bom Pai nos põe no caminho é em vão.
Este ano foi especial para mim. Comecei a peregrinação de Espírito e Coração abertos. Na minha mente apenas retive uma pergunta... "QUO VADIS DOMINUS? (Onde Vais Senhor?).
Depois, e com tudo o que se passou, acabei por receber a mensagem que precisava de ouvir e de interiorizar. Sábias palavras de um sábio homem. "NÓS TEMOS QUE SER REFLEXO DE CRISTO VIVO PARA OS OUTROS".
De nada serve sermos boas pessoas se não pusermos em prática os ensinamentos do Bom Pastor. Isso é o que destinge as boas pessoas dos bons cristãos.
E senti isso nas pequenas coisas. Em pequenos gestos do dia a dia. O simples facto de uma Instituição que passa por dificuldades partilhar o pouco que tem para aliviar o sofrimento de outros (B.V.Chamusca). O abraço fraterno àquele que já está com dificuldades no caminhar. Um copo de água ou mesmo partilhar um cântico com outro grupo de peregrinos.
Tudo o que fazemos tem que dar testemunho de Cristo em nós. Essa foi a minha Epifania.
A todos vocês que tornam ano após ano isso possível o meu Obrigado.
Peço que Jesus e Maria vos abençoe.
A ti em especial um beijinho cheio de amizade. À Lídia, a minha companheira de longas horas, um beijinho de ternura. A todos os outros um abraço fraterno no amor de Cristo.
Até Sempre"

Ricardo Correia,
Odemira, Maio 2012



"É com grande alegria que inicio sempre a minha peregrinação.
Este ano já foi o 4º ano que caminhei, todos os anos tenho sentido de maneira diferente. Foi muito rica a adoração ao Santíssimo, muito sentida, como já é hábito do carisma franciscano. Também foi muito envolvente a eucaristia de envio, celebrada pelo Sr. Padre Ricardo.
Para mim a peregrinação este ano centrou-se nos primeiros mandamentos da lei de Deus “ Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Estas palavras faziam eco no meu coração de tal modo que eu me sentia na pele dos que tinham mais dificuldade em caminhar. Pedia a Jesus que fizesse de mim um testemunho da Sua Presença, para que eu pudesse ver o Seu Rosto nos que caminhavam ao meu lado. Digo-vos que me doía o coração quando o grupo se partia e caminhava com grande velocidade como se fossem ganhar um prémio. Eu pensava “ o que faria Jesus no meu lugar?” Não eu tenho que ficar para trás… Ele ficaria muito magoado com isso! Eu senti-me morrer ali naqueles momentos, senti-me desfalecer, sentia a dor dos que tinham dificuldade em caminhar. “ Não todos temos que conseguir é essa a vontade de Deus e a minha também” Jesus não iria permitir que se perdesse nem um dos seus filhos.
Foi com grande emoção que segui contemplando a natureza, mas sempre com o olho nos que tinham mais dificuldade em caminhar. Sentia uma grande paz envolvendo todo o meu ser, senti-me a mais pequenina criatura perante a grandeza de Deus.
Todos os momentos de reflexão foram bons, como sempre com o auxílio da nossa querida D. Maria Ângela. As missas com umas excelentes homilias, celebradas sempre pelo nosso querido padre Ricardo, enfim foram 2 anjos que Jesus colocou no nosso caminhos para mais leves chegarmos aos pés de Maria.
Agradeço ás nossas guias e peço a Jesus e Nossa Senhora que as ilumine sempre na sua caminhada e as cumule de muitas bênçãos.
Agradeço a todo o pessoal do apoio, pois sem eles não poderíamos chegar aos pés da nossa Mãe. Foram como sempre excelentes.
Obrigado a todo o pessoal que connosco peregrinou, todos juntos vivemos bons momentos de oração e reflexão.
Um bem haja a todos e que Nosso Senhor nos abençoe e nos ensine a viver e testemunhar o Seu Amor.

Obrigado a todos, todos ficaram no meu coração, rezo por vós."

Luisa Pola
Alvito, Maio de 2012

 
 
"As palavras que eu posso deixar para toda a organização e de agradecimento. Nunca tinha participado em nada parecido. Nao sendo catolica particante gostei de tudo o que envolveu toda a peregrinação. Principalmente a adoração do Santissimo em Alcacer do Sal. E as missas do Sr. padre Ricardo, as vozes de vieram de Sines encantaram o meu coração existem pessoas que realmente tem o dom da palavra.A sra. D.Maria Angela um fonte de sabedoria....
Desde o inicio ate ao fim da peregrinação estive muito feliz......
As guias e ao pessoal de apoio um agradecimento especial foram incansaveis..... e vou tentar encontrar os tais pratos de tambor para a Maria Joao substituir pelo apito.......quer com isto dizer que se tudo correr bem estaremos de novo juntos para o ano que vem.
obrigado e como diria a familia do Ivo PAZ E BEM para todos nos, beijinhos."

Liliana
Quarteira, Maio 2012



"Paz e Bem

Era nosso sonho fazer uma pergrinação a pé a Fátima e resolvemos este ano juntar a família e caminhar com muita Fé , Amor e Carinho. Procurámos ir sempre juntos em agradecimento por todo o Amor que nos une.
Este gesto de Caminhar até ao Santuário na verdade é apenas um reflexo do caminhar diário nas mãos da Mãe
-Na busca constante de seguir seu Filho .
-Na procura insaciável do rosto de Deus
-É na maís pura confiança que somos acolhidos e recebidos como Filhos junto da Mãe
Queremos aquí deixar o nosso agradecimento às Guias pela sua constante preocupação para que estivesse sempre tudo bem connosco, a todo o pessoal de apoio pelo seu trabalho incansável para que nada nos faltasse, ao Ricardo e às Enfermeiras que, mesmo caminhando connosco se disponibilizavam todas as noites para nos tratar, à D. Maria Ângela pelas suas sábias palavras e ao Sr Pe. Ricardo que, com as palavras certas soube tocar o nosso coração em cada Eucaristia.
A todos um abraço em Cristo"


Guadalupe e Jacinto Rosa
Beja, Maio 2012



"Paz e Bem
Foi com enorme expectativa que esperei os meses que separaram a inscrição na Peregrinação e o seu inicio...
Hoje, posso dizer que foi uma das experiências de Fé mais profundas que fiz... Tive momentos de alegria e momentos mais duros em que a dor começava a apertar mas, mesmo nesses momentos, o Amiguinho Jesus colocava no meu caminho pessoas que me davam força, quer peregrinos, quer amigos que me enviavam mensagens ou me telefonavam e, com as suas palavras me davam aquela força que começava a faltar... Houve também outros momentos (e isto pode até parecer um pouco de egoismo da minha parte, mas sentia necessidade), em que só existiam três coisas para mim: eu, a estrada e o Céu...
Desde o primeiro dia em Alcácer do Sal até ao último em Fátima, senti refelctida a minha Peregrinação na vida, que começando com o Batismo e termina com o encontro e a união total com Deus...
Houve também momentos de profunda tristeza, em que me parecia que a Peregrinação mais parecia uma corrida, em que os que estavam em melhor condição física iam no "pelotão da frente" enquanto que os outros ficavam para trás... E a determinada altura eu pensava: quais serão os objectivos destas pessoas? Caminhar até Fátima ou Peregrinar até Fátima? Apesar destas palavras parecerem ter um significado parecido são muito disitintas...
Em cada Eucaristia, sentia-se a presença cada vez mais forte de Deus... Em cada palavra do Pe. Ricardo respirava-se o Espírito Santo a entrar em nós e a "lavar" tudo o que de mau existe cá dentro...
E depois o encontro com a Mãe do Céu... Foi tão bom sentir-me acolhido nos seus braços... Parecia tudo novo para mim, parecia que nunca tinha entrado no Santuário, parecia maior, mais acolhedor... Respirava-se Amor...
Quero deixar o meu profundo agradecimento à Maria João e à Lídia que apesar de já as conhecer, mostraram-se pessoas formidáveis, sempre prontas a ajudar e sempre preocupadas connosco, se tudo corria pelo melhor...
Deixo também o meu agradecimento a todo o pessoal de apoio, que o soube ser em todos os sentidos... apoio físico e espiritual; às Enfermeiras de serviço e ao Ricardo que depois de caminhar connosco o dia todo, ainda se disponibilizavam a fazer os curativos para que no dia seguinte todos pudessemos caminhar; a todos os Peregrinos, e aqui quero agradecer em especial aos meus Pais que desde o primeiro momento quiseram fazer esta peregrinação comigo e também à Lena que assim que a convidei, deu o seu sim imediato.
Agradeço também ao Pe. Ricardo, que com as suas palavras sempre me deu força ao longo do caminho, e me mostrou Cristo como nunca o tinha visto...
Finalmente, um agradecimento muito especial aos Irmãozinhos, a todos os Jovens Shemá' e aos meus colegas de trabalho que, apesar de não caminharem comigo fisicamente, o fizeram espiritualmente... E todos os dias me mandavam mensagens e me telefonavam a perguntar como estava e me davam forças para no dia seguinte recomeçar...
A todos, um forte abraço em Cristo Ressuscitado
PAZ E BEM para todos"

Ivo Rosa
Évora, Maio 2012



"Testemunhar a nossa fé é partilhar sentimentos que Deus nos faz sentir em prol da vivificação da mesma.

Parti pela 7ª vez consecutiva em peregrinação, desta feita sob a batuta de palavras recebidas às quais me agarrei e tentei multiplicar de dentro para fora...
“Alargar o meu espaço" e seguir Jesus, meu/nosso "Porto de Abrigo", pela mão de nossa Mãe do céu.

Peregrino entregando os meus pés de esperança ao caminho, confiante de que eles serão um meio de transformação daquilo que sou; De aperfeiçoamento do que poderei ter de melhor; De destruição do que tenho de pior; De discernimento do que ainda não alcanço.

Nesta entrega tenho na mira da minha alma a suave doçura do amor profundo que Maria nutre por nós.
Com Ela avanço sem medo, sem cansaço, sem medir esforços. Através Dela uma força inexplicável me abrange e percorre, irrigando todos os canais, saciando a minha sede de encontro com a água da vida. Através do Seu olhar sobre mim a minha perspectiva de amar, perdoar e doar espigam e crescem à medida que - igual a girassol - me volto para a Luz.

Essa Luz que vejo reflectida no olhar e nas palavras; nos gestos e nos actos de tantos “pés” que rezam e seguem abrindo o seu próprio espaço para acolher e suprir as necessidades dos outros.
Para mim, só assim faz sentido.
E mais uma vez – à semelhança dos outros anos – trouxe e guardarei para sempre comigo momentos de comunhão entre irmãos e testemunhos inesquecíveis.

Gratidão é a palavra que melhor transparece o que sinto. Grata a quem nos proporciona e suprime todas as necessidades físicas e espirituais. Aqui englobo as guias, Maria João e Lídia; todo o pessoal de apoio sem excepção; à D. Maria Ângela e ao Sr. Padre Ricardo pelas belíssimas palavras; à minha doce e querida irmã Isabel porque através dela, o Espírito Santo se manifestou e se fez presente em, e para nós; a todo o pessoal de enfermagem, com um beijinho especial para o Ricardo.
Através da vossa doação pudemos usufruir e tirar todos os benefícios e lições duma “caminhada” que tal como todos os trilhos tem pedras difíceis de transpor. Mas nada que não se ultrapasse desde que levemos no coração a vontade de sermos sementes de Amor e Misericórdia e de Paz e Bem.

Rezo por todos e cada um e agradeço profundamente a nossa Senhora por nos ter feito chegar a todos ao Seu Santuário sãos e salvos, até aqueles que seguiram com mais dificuldades.
Deus vos abençoe!"

Dulce Gomes
Sines, Maio 2012



"Peregrinação a pé 2012

Para mim peregrinar foi como me encontrar em paz comigo mesma foi dar valor a coisas passadas presentes e futuras na minha vida. Foi um tempo para mim de introspecção dos meus actos, das minhas ideias, de colocar elas e outras coisas em prática e de aprofundar outros projectos de vida de interajuda com o próximo.
A missão que me levou nem eu bem sei explicar mas houve uma força maior para me levou a encontrar-me com estas pessoas e a fazer com elas este percurso. Não sei se é uma cruz que carrego mas senti-me nas nuvens por o fazer. O acto em si de peregrinar com pessoas de quem não conhecemos por vezes ajuda-nos a olhar ao próximo com mais atenção, com mais ternura, amor e compreensão e virar para nós e reflectirmos porque é que muitas das vezes não fazemos com os nossos, com aqueles que estão perto de nós…. Por vezes é as inquietações do trabalho, os aborrecimentos de casa, a vida que sonhamos e não a temos, a realidade que muitas vezes olhamos e que não acreditamos o porque de sermos nós nela (porque a mim, o que fiz eu)… e de amarmos e tentarmos compreender aqueles que nos tentam prejudicar que nos tentam magoar, da ideia que por fazes fazemos dessas pessoas… Aquelas pessoas maravilhosas sempre com um sorriso na cara e a cantar não só no apoio, a interajuda para com as mais debilitadas, o apoio incondicional para quem peregrinar no apoio, confesso que foi uma satisfação interior enorme.
Sei também que á muitas outras coisas que não é após 2 semanas ou ate mesmo um mês que conseguimos tirar ilações. Mas estaremos abertos para fazer mais tarde essa ponte de abertura.
Mas confesso que foi uma desilusão grande ao mesmo tempo a chegada a Fátima, toda aquela união toda aquela interajuda eu não a vou apagar da minha cabeça, mas ao entrar em Fátima ela apagou-se ali, em breves segundos, onde estava o companheirismo, a interajuda, a união a Fé. A frase que mais me custou ouvir foi “cada um por si”. Como que se uma negação se tratasse.
Porque é que os peregrinos na chegada a Fátima mesmo que seja naquela escadaria não estavam juntos a rezar o terço ou mesmo que seja a assistir a procissão. Todos fizeram um percurso pelo menos unido por uma fé penso eu, e porque se quebrou? esta união este laço fraterno…

Peço desculpa pelo meu português nunca foi muito bom para escrita."

Ana Maria Ferrarias Carvalho, 29 anos
Sines, Maio 2012






"Tal como disse no ultimo dia de peregrinação eu nunca tinha participado em nenhuma actividade deste tipo,no entanto e mesmo não sendo católica praticante, devo dizer que foi uma experiência muito enriquecedora.
Quando o meu amigo Ivo me convidou de facto eu aceitei prontamente, mesmo não tendo uma razão especifica para aceitar. Com o evoluir da caminhada dei-me conta que de facto eu estava a precisar do apoio emocional e da paz de espírito que esta me proporcionou.
Assim sendo preciso em primeiro lugar agradecer ao meu amigo Ivo por me ter convidado e também aos seus pais que foram um pouco meus pais por uma semana. Mais uma vez agradeço à organização (Maria João e Lídia) por terem proporcionado tudo aquilo que nós precisávamos, ao Grupo de Apoio, cuja função não é nada fácil, e ao Grupo de Enfermagem (incluindo o Ricardo claro) que esquecendo o próprio cansaço se disponibilizou a nos ajudar.
Não posso deixar de mencionar a Dona Maria Ângela, que de certeza nunca esquecerei, pois, para além da sua enorme sabedoria, percebi ser uma pessoa que sabe compreender os outros e dizer o mais apropriado no momento mais oportuno.
Em suma só tenho a agradecer a todos aqueles que me proporcionaram tão acolhedora semana."

Helena Fonseca
Évora, Maio 2012


Hoje (15 de maio 2012) caiu-me a ficha que foi introduzida no dia 5 de maio. Só hoje!
Levou algum tempo,e ainda vai levar outro tanto até entender todos os caminhos que esta ficha percorreu. Ainda vai levar muito tempo, até perceber porque tocou ali e não noutro sitio, porque parou a determinada altura em que eu preferia que ela nem olhasse para tal lado? Esta ficha foi introduzida adorando aquele que tanto sofreu por nós. Agradecendo cada momento cada gesto. Cada vez mais recuso-me a pedir, cada vez mais tenho necessidade de agradecer.

Esta peregrinação teve um gosto especial. Num dos percursos sai da minha casa e de imediato senti a diferença, e isso deu-me alegria. Masdepressa cai por terra e sofri quando tive que deixar o grupo , logo no primeiro dia, e tive de voltar para cumprir deveres profissionais.
Mas Deus escreve direito por linhas tortas, e mostrou-me logo no dia 7 que não eram só os motivos profissionais que me quebraram a peregrinação. ELE mostrou-me que era em casa que tinha que estar naquele momento. Fui abençoada por um momento em família como há muitos anos não tinha, proporcionado por um exemplo de vida, de força e de carinho (o meu mano velho), e tive a alegria de saber da intenção do mano do meio de um dia me acompanhar nesta minha jornada.
Retomado o caminho, achei muitas vezes que Maria não entendia porque estava ali! Não me eram mostrados sinais, achava eu!
Mas a Mãe, como qualquer mãe, está sempre atenta, sempre alerta mesmo que aos nossos olhos isso não seja assim. Colocou no meu caminho pessoas maravilhosas e no ultimo dia mostrou-me que cada vez mais, EU estou mais perto DELA. E um dia, talvez um dia eu consiga estar envolvida pelo seu manto de LUZ e sentir em pleno o seu perdão e a sua GRAÇA. Mas ainda tenho muito que entender, porque os sinais todos os dias foram enviados e só hoje estão a ser aos poucos revelados. Mas ser Mãe é ser assim. É ir com calma amparando um filho até ele ver o caminho melhor a seguir. E se agora ando amparada por MARIA, sei que um dia consigo ver com nitidez o meu percurso.

OBRIGADO MARIA por seres tão paciente comigo.
OBRIGADA a todos os peregrinos que comigo partilharam cada passo.

E agora só me resta dizer:
"Mãe olha para mim,
mostra-me o teu sim,
neste novo dia.
Como tu, quero-me entregar,
ensina-me a rezar.
AVÉ MARIA"

Susete
Abela, Maio 2012


Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo