quarta-feira, 30 de abril de 2014

O significado dos nossos símbolos

A CRUZ 
Para todos os cristãos a cruz é a manifestação do Mistério Pascal de Cristo, é nela que a brutalidade dos pecados da humanidade (meus e teus) se confronta com o mistério do infinito amor de Deus. 


A Cruz foi assumida por Cristo ao dizer: ”Eu vim ó Pai para fazer a tua vontade”. 




O ORATÓRIO DE NOSSA SENHORA 
Bem-aventuradas as famílias que acolhem piedosamente o Oratório do Imaculado Coração de Maria! Onde entra Maria Santíssima entra também o seu Divino Filho,trazendo a paz, a união da família, a ajuda nas necessidades, e sobretudo as graças de Deus. 



O Oratório de Nossa Senhora representa para nós a presença amorosa da Mãe. 



O ESTANDARTE 
Os filhos de Israel, nas suas peregrinações pelo deserto, levavam à frente bandeiras que indicavam o lugar de cada grupo. 


Também nós queremos ser sinal de que somos uma comunidade que quer contribuir para edificar o reino de Deus. 



O TERÇO 
O Terço é uma Oração contemplativa. Nele meditamos no nosso coração os mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória.  


Com o terço pretendemos satisfazer o pedido de Nossa Senhora: 
“Rezem o terço todos os dias”.


O CAJADO 
Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum, porque tu estás connosco; o teu bordão e o teu cajado nos consolam. 


Este será o apoio que nos ajudará a alcançar a meta.  



O PÚCARO 
Dar um copo de água a quem tem sede é um acto de misericórdia. O púcaro contribui para satisfazermos a sede física e assim alcançarmos o nosso objectivo. 


Senhor sacia a nossa sede de Ti.



O LIVRO DE CÂNTICOS 
O livro cujos cânticos expressarão a nossa acção de graças dando glória a Deus. Santo Agostinho dizia que «quem canta reza duas vezes». 



Que estes cânticos nos ajudem a contemplar o Senhor, a bendizer o Senhor e a dar graças por todos os dons que nos concede. 




A VASSOURA
Jesus, Tu um dia disseste que não querias que nenhum dos teus filhos se perdesse. A vassoura é para nós sinal de que todos chegaram ao local pretendido. 



Senhor que fique à beira do caminho apenas os nossos pecados.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo