sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sentir 2006

A Minha Peregrinação

No dia 6 de Maio parti a pé em peregrinação a Fátima. Nos meus 29 anos de casada foi a primeira vez que me separei da minha família, e em boa hora o fiz. Foi uma semana maravilhosa, senti-me bastante calma com uma paz interior muito grande. Juntamente comigo foram outras pessoas, umas conhecidas e outras não, mas sabia que podia contar com todas elas se algo não corresse bem. A hospitalidade das várias localidades em que passámos ao longo da peregrinação foi um ponto forte. Ao chegar a Fátima agradeci a Nossa Senhora por ter ouvido as minhas orações! Agradeço a quem organizou esta peregrinação, ao apoio prestado e a quem peregrinou comigo.
Maria Virgínia Rodrigues(Gina)- Alcácer do Sal


O que foi Peregrinar

Foi a realização de um apelo que vínhamos sentindo há muito tempo no nosso Coração. Peregrinar foi entregar-mo-nos a Nossa Senhora e com Ela encontrar-mo-nos com Deus, com nós mesmos e com os outros; Foi sentirmos na alma, junto dos irmãos, a força do Amor de Deus em nós, foi sentir a força e o poder da oração e louvor quando, nos percursos mais difíceis, os percorríamos rezando e as dificuldades eram assim atenuadas.
Foi uma partilha de oração, alegria, lágrimas, reflexão, de desabafo e comunhão da nossa vida, dos nossos sentimentos, por vezes muito íntimos. Actos de caridade, confiança, fraternidade e carinho… Em suma, Actos de Amor, o Dom Maior que Deus nos dá!
À Maria João, à enfermeira Nazaré e à Fátima, muito obrigada e parabéns pela excelente organização, carinho e cuidados que nos dispensaram. A todos os apoiantes no caminho, que com tanto amor nos apoiaram, muito obrigada. Obrigada à nossa incansável e boa cantora e massagista Rosália que, não se poupando a esforços, tudo fez com tanto agrado para nos ajudar a caminhar.
Obrigada Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe, por nos levar para Deus. Obrigada Jesus, porque o Vosso Espírito Santo reinou entre nós. E não podemos deixar de agradecer ao Padre Silveira, o carinho e a compreensão do espírito de peregrino que nos demonstrou. Tudo está guardado nos nossos corações…
O Grupo de Peregrinos de Sines"


As Minhas Peregrinações ou a "Minha Busca de Deus"

"Se uma pessoa vai a Fátima, é por uma razão qualquer. Tem de haver um motivo que mesmo que a pessoa não o tenha na consciência, tem por detrás uma questão espiritual relacionada com Deus. Esta situação aumenta substancialmente de grau quando a ida a Fátima é feita em peregrinação, e penitencialmente, como é o caso de ir andando, ou peregrinando como nós o fazemos.
Sendo assim, que coisa espera a alma que se dispõe a um tal exercício religioso? E que meios espera ou de quem espera? E sabe, conscientemente, que lhe falta alguma coisa ou ignora até o que lhe possa faltar, (como os noivos de Caná)?
Pois, participando desse acto religioso necessitamos de intercessores para lograr alcançar o fim desse movimento interior em busca do transcendente: e o único Intercessor revelado e idóneo na fé cristã, é Cristo. É a Ele que tendemos, sem perceber sequer, com que intensidade o faz o nosso espírito. É neste campo e neste momento que podemos fazer entrar mediadores para chegar ao Intercessor.
Está, neste caso, primeiro que todos os outros, Nossa Senhora. É por isso que, sem que o tenhamos às vezes consciencializado somos induzidos pela própria consciência, a aderir a certos movimentos onde exista a possibilidade de que venhamos a depararmo-nos com algo mais que aquilo que o quotidiano nos oferece.
Neste caso, a minha peregrinação a Fátima é pedir/oferecer a Maria a possibilidade de Ela entrar na “adega” da minha intimidade e ver que falta o “vinho” para a festa.
Ir ao Santuário de Fátima é como ir ao Coração da Mãe de Deus, ao qual se vai com a imensidade de carências de bem, de bondade, de perfeição, de sentidos de vida, de vazios, de penas, de desencantos, de preocupações. Pois isto é o que está no íntimo da peregrinação íntima, que cada um vai fazer ao Coração de Maria.
O segredo está na força da obediência à Fé. Neste caso o “Patrão” das acções que envolvem o acto de ir a Deus é a fé em Maria. Fé de que Ela pode interceder junto d` Aquele, Único, para o qual nada é impossível…
Como os criados das bodas de Caná: o “ Patrão” da sua fé, ao qual eles sujeitaram a sua obediência foi precisamente NOSSA SENHORA.
Por isso, mantenho firme este propósito de fé. Propósito acompanhado de uma firme resolução de continuidade de vida cristã. E o Senhor não deixará de atender e tocar o coração de todos os que se lhe apresentam como pobres…
Graça Maria Mateus(Gracinha) Alvalade do Sado"


O meu sentimento

Fiquei a saber que peregrinar é uma boa maneira de ficar mais sensível a tudo o que nos rodeia no nosso quotidiano. Fiquei capaz de passar uma mensagem de amor e fé, porque senti. Percebi que posso alterar a nossa maneira de estar na vida para muito melhor. Se entendermos que a vida também é uma peregrinação e passarmos a ter a mesma atitude quando caminhamos em direcção a Fátima, peregrinar todos os dias é o sentimento que me fica. Obrigado.
José Duarte Piteira (Zézé) - Setúbal


"IV Peregrinação a pé Alcácer do Sal/Fátima

Partimos a 6 de Maio,
cheio de fé o coração,
eram 60 peregrinos
na 4ª Peregrinação.

Cada um de nós sabia
qual a sua motivação,
mas o grupo demonstrou
amizade e união.

Foram 7 dias rápidos
com bastante oração,
os sacrifícios passados
valeram a emoção.

Nossas “guias” tão zelosas,
sempre prontas a servir,
ofereceram mil carinhos
para seu dever cumprir.

Um apoio de “5 estrelas”
disse o grupo, ao falar,
pois a nada se pouparam
para peregrino ajudar.

E ao longo do percurso
viam-se “novos chegar”,
todos nós os acolhíamos
com sorriso no olhar.

O nosso padre”velhinho”,
com toda a sua bondade,
foi-nos saindo ao caminho
num exemplo d’humildade.

Foi experiência única
“esta maneira de amar”,
em nós próprios e nos outros,
a Deus fomos encontrar.

Junto à “Nossa Mãe do Céu”
todos fomos ajoelhar,
muitas lágrimas nos olhos
e os lábios a orar.

No dia 13 de Maio
Todos dissemos adeus;
e através da Virgem de Fátima
Agradecemos a Deus.

Maria da Nazaré Leitão - Beja"

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo