terça-feira, 4 de março de 2008

Peregrino,

habitua-te a meditar. Todas as manhãs, quando te levantares, após renovares o oxigénio do teu organismo com a respiração matinal, aquieta-te, concentra o teu pensamento e medita sobre alguma verdade, alguma coisa, algum problema. Pensa em Deus e renova n'Ele a tua presença, a tua fé e as forças que vais precisar para enfrentar a caminhada do dia que vais iniciar. Adquire o saudável hábito de meditar, antes de te entregares à agitação do teu dia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá !!!
Meu Amigo peregrino,estamos numa altura muito propria para nos recolhermos um pouco e meditar.Estar um pouco em silêncio por vezes diz muito mais que mil palavras e traz uma Paz interior muito grande.Já vamos a meio da Quaresma, e se este tempo é um apelo para ir ao deserto, ele é também um convite à caminhada, acompanhando Jesus na sua subida para Jerusalém onde Ele sofrerá a sua Paixão.
Os cristãos começaram assim a percorrer nas terras onde viviam, o caminho doloroso de Jesus, como outrora os peregrinos o percorriam nas ruas de Jerusalém, do palácio de Pilatos ao Santo Sepulcro, meditando os sofrimentos de Cristo.
Como uma peregrinação virtual, o exercício da Via-Sacra é uma caminhada, que podemos seguir fisicamente numa igreja, parando diante de 14 estações, ou até sem nos mover (o importante é caminhar e parar espiritualmente em cada estação), meditando os vários episódios da Paixão de Jesus.
Esta caminhada de comunhão aos sofrimentos de Cristo e de compaixão torna-se também caminho de conversão. Seguindo Jesus no caminho da cruz, percebemos o quanto Ele nos amou e como devemos imitá-l’O nesse amor, para assim ter parte na sua Ressurreição.
"Deixa Cristo ressucitar em Ti"

"Quem quiser seguir-me,
negue-se a si mesmo,
toma a sua cruz e siga-me".
(Mt 16,24)

“Se morremos com Cristo,
também com Ele viveremos;
se sofremos com Cristo,
também com Ele reinaremos”.
(2 Tm 2, 11-12)

Anónimo disse...

Todos os dias de manhã, depois de preparar o p. almoço e mandar os miúdos para a escola, habituei-me a ler um pouco a Bíblia e a anotar uma frase que me tenha marcado. Costumo olhar para ela durante o dia e meditá-la. Foram as irmãs Paulinas que deram a ideia.
É simples mas eu me sinto bem e sinto que estou a "crescer"...

Caminhar do Sul no Mundo