sábado, 8 de março de 2008

VIVER NA VERDADE 2

No passado dia 25 de Fevereiro, dei-vos a conhecer o tema, com que o Santuário de Fátima vai este ano chamar a atenção dos peregrinos (O Oitavo Mandamento da Lei de Deus: «Não levantarás falso testemunho»).

Hoje tive a oportunidade de ler o editorial do Boletim Português da Sociedade de São Vicente de Paulo, relativo ao passado mês de Fevereiro, o qual gostaria de partilhar convosco pelo que passo a transcrever.


"VIVER NA VERDADE

É o tema escolhido pelo Santuário de Fátima para ser reflectido no ano de 2008.

Num mundo em que, tristemente, se vive em permanente mentira ou meias verdades, pode-se considerar quase heróica uma vida em que a verdade seja o centro de todas as actuações.

Na realidade, seguir esta linha de conduta deveria ser a atitude de todos os que se dizem seguidores de Cristo, Ele que é o Senhor da Verdade, ao dizer-nos: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Mas a humanidade, apesar da sua luta pela liberdade estar intimamente ligada à verdade, parece receá-la.

Diz o provérbio popular que "a verdade é amarga e a mentira é doce", naturalmente porque a primeira faz doer as consciências dada a força que representa, enquanto que a segunda, por ser a negação do que se sabe ser verdade, se torna em agradável ilusão.

"O conhecimento da verdade tem como finalidade o conhecimento do bem..."

"A verdade torna-nos bons e a bondade é verdadeira: tal é o optimismo que vive na fé cristã..." (Bento XVI)

Não tenhamos medo de afirmar a verdade, sempre que estejam em causa valores que conduzam à edificacção de uma sociedade de justiça, paz, solidariedade, na caridade e no perdão recíprocos.

Afirmemos a verdade de modo equilibrado, sem afrontar os outros, continuando a responder ao mal com o bem.

Vivemos num mundo de promessas não cumpridas, de ocultação da verdade e, pior ainda, de constante mentira. Enquanto a verdade não for considerada um valor humano essencial, a justiça não cumprirá a sua verdadeira missão, a paz continuará ameaçada nos seus fundamentos e a insegurança permanecerá a abalar os alicerces de um mundo que, apesar de tudo, continua a ser belo.

O Senhor chama os Seus discípulos a construir a unidade na caridade e na verdade.

Pois, procedamos como os Seus discípulos."

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo