quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Comentário aberto sobre as minhas expectativas e experiência relativamente à 5ª Missão

Ontem pediram-me para fazer um comentário aberto sobre as expectativas e experiência relativamente à missão. Apesar de ainda a estar a "digerir" e a "absorver", não resisti em escrever este pequeno comentário. Espero não ficar por aqui pois muito mais tenho para partilhar.

Seis coisas com que me preocupei:
A possível existência de bichos na minha cama
As baterias da minha máquina fotográfica
Em ressonar o menos possível
Em manter sempre o espírito de grupo
Uma possível desunião do grupo
O verdadeiro sentido da missão

Seis coisas com que não me preocupei:
A segurança
A falta de alimentos
A falta de água
O furo do meu colchão
As doenças
Os mosquitos

Seis coisas que mais gostei:
A excelente organização
Os cozinhados da Dior
Fazer parte da Confraria da Mucua
Tomar banho de púcaro e com gel “magic”
A boa disposição e o espirito aventureiro de todos
A Ilha de Gorrée

Seis coisas que menos gostei:
Os cães maltratados
As moscas
Os “visitantes” nocturnos na minha tenda
As espinhas do peixe
O lixo pelas ruas
O pó excessivo

Seis coisas que me fizeram sorrir:
As “peripécias” do Bruno
As gargalhadas do Fernando
Limpar a boca a papel higiénico
A partida que o Zé Luís nos pregou
Carregar um bébé nas minhas costas
O primeiro choro da pequena Leonor

Seis coisas que me deixaram triste:
A escola que visitámos no campo
A hora do suplemento alimentar
A falta de equipamento médico
A falta de saneamento básico
A despedida em Reo Mao
A pobreza em que vivem

Seis coisas que não vou esquecer:
O apoio da minha família
A Joana minha companheira de T2
Os sabores, os cheiros, as cores e os sons
O nascimento da pequena Leonor
O mercado de touba toul
O trabalho da AMI

Seis coisas que guardarei no coração:
O olhar, o sorriso e as mãos daquelas crianças
O trabalho de voluntariado
O povo de Reo Mao
A maior lição de vida que recebi
A Missão Aventura Solidária
Todos vós, companheiros de Missão

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo