segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Primeiro festival mundial «Caminhos do Espírito» em Roma


Primeiro festival mundial «Caminhos do Espírito» em Roma.
Uma iniciativa da Obra Romana para as Peregrinações

Decorreu em Roma entre os dias 15 e 18 de Janeiro, o Josp Fest, (Journeys of the Spirit Festival), primeiro Festival Internacional de “caminhos do espírito”, cujo tema foi a frase de Santo Agostinho “Canta e Caminha”.

Este festival contou com 150 expositores de quatro continentes e aguardava a presença de cerca de 40 mil pessoas na Nova Feira de exposições de Roma, até domingo. De acordo com Dom Libero Andreatta, vice-presidente da Obra Romana de Peregrinações, promotora do evento, o objectivo deste festival era o de apresentar o conceito de “caminhos do espírito”, na intenção de aprofundar o termo “turismo religioso”.
“A peregrinação é uma experiência que nos leva a mover o corpo, mas o movimento exterior não basta se não estiver acompanhado de um movimento interior” - assegurou Pe. Caesar Atuire, administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações. Ou seja, “é importante que os itinerários da fé sejam diferentes das diversas ofertas de turismo, que quase sempre não dão a possibilidade de realizar uma experiência interior, do coração, para buscar a verdade sobre nós mesmos, sobre Deus e sobre o nosso mundo” - acrescentou.

Na prática, nos stands da feira podiam visitar-se, com a ajuda das novas tecnologias, os três importantes pontos de peregrinação: Roma, Santiago de Compostela e Jerusalém.
Noutro pavilhão, podia visitar-se virtualmente outros lugares de peregrinação no mundo, como Guadalupe (com 10 milhões de peregrinos por ano), Lourdes (9 milhões) e São Pedro, no Vaticano (7 milhões), entre outros. A feira apresentava também uma praça medieval, com um mapa interactivo gigante de Itália, no qual se podiam ver as riquezas naturais, históricas, religiosas e artísticas italianas. Também noutro pavilhão eram expostos os lugares espirituais mais representativos da história da Itália e o seu património artístico, o mais importante do mundo.

Além das exibições, o festival oferecia outros eventos, como leituras sobre lugares de peregrinação, sala de projecções de documentários e vídeos sobre destinos religiosos no mundo. Numa outra área, “Meeting and performances”, (Encontros e espectáculos"), eram apresentados variados espectáculos artísticos de música, teatro e dança. Ainda no contexto do evento, estavam programados fóruns, conferências, mesas redondas e trabalhos em grupo, tudo concentrado no tema ‘lugares de peregrinação’.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo