quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia de S. Martinho, dia de castanhas e de vinho...





Hoje celebra-se o dia de S. Martinho.

«São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (...) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João

Com efeito, S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc. V por uma Basílica(sucessivamente destruída e reconstruída) em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental.
A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. E ainda hoje o seu espírito de partilha é fonte de inspiração.

São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hoteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho. O facto do seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.


São muitos os provérbios populares, associados ao dia de São Martinho: "No dia de S. Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho."; "Pelo S. Martinho, semeia o teu cebolinho."; "Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho."; "Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano."; "Pelo S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho."; "Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca p´lo S. Martinho."; "Pelo S. Martinho, semeia favas e linho."; "O Verão de S. Martinho é bom mas é curtinho."; "No S. Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho."

O S. Martinho é uma ocasião de celebração, de partilha, de convívio. Assim antes do fim do dia prepare o seu magusto. Arranje umas castanhas, água-pé ou Jeropiga, e vá para casa, convide os seus familiares e amigos... e se não souber o que fazer com as castanhas siga a seguinte receita:



Castanhas Assadas

Castanhas
Sal grosso (q.b.)
Água (q.b.)

Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem.
Deixe as castanhas cerca de uma hora dentro de água para que a casca fique mais estaladiça e saia com mais facilidade.
Polvilhe as castanhas com sal e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno ou num assador de barro furado. Coloque o tabuleiro no forno ou o assador de barro na lareira, sobre as brasas, tendo o cuidado, quer num caso quer noutro, de as mexer de vez em quando.
Quando estiverem assadas, coloque as castanhas num recipiente de barro e sirva, a fim de que cada pessoa descasque a sua parte.
Acompanhe com jeropiga ou água-pé.

Nota: As castanhas podem também ser cozidas. Para tanto basta golpeá-las, colocá-las num tacho e, quando a água estiver a ferver, temperá-las com sal e erva-doce. Depois de cozidas, podem ser consumidas simples, com manteiga.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo