terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tradições do Dia de Reis



Amanhã, dia 6 de Janeiro comemora-se o Dia de Reis. Este dia que assinala a data em que os três Magos foram visitar e dar oferendas ao Menino Jesus, é um dia repleto de tradições.

É dia de comer o delicioso Bolo-rei, e diz a tradição a quem sair a fava do Bolo-rei deve pagar o Bolo-rei no ano seguinte.

Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida. O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.

Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

É dia de comer romãs, pedindo aos Reis Magos saúde, dinheiro, paz e amor. Há quem diga que a tradição manda, no Dia de Reis, colocar três bagos de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.

Em alguns países, por exemplo em Espanha, é tradição dar as prendas de Natal neste dia.

Amanhã é também dia de desmontar o presépio, a árvore de Natal e de retirar todos os enfeites das nossas casas.

Amanhã, com esta data e com todas estas tradições, encerramos a época festiva do Tempo do Natal.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo