segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bolo Rei



Não é possível falar-se na doçaria típica da época natalícia, sem se falar do famoso Bolo-rei, com a sua forma de coroa, as suas frutas cristalizadas e frutos secos (amêndoas, nozes e pinhões), a fava e o brinde.

Por detrás deste bolo está toda uma simbologia com 2000 anos de existência. Pode dizer-se que este doce natalício representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: A sua côdea simboliza o ouro; as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso.

A explicação para a existência da fava no interior no bolo-rei está ligada a uma lenda, segunda a qual quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre si o direito de entregar ao Menino os presentes que levavam. Como estes não conseguiam chegar a um acordo, um padeiro, para pôr termo à discussão, propôs fazer um bolo com uma fava no interior da massa, em seguida, cada um dos três magos do Oriente pegaria numa fatia, o que tivesse a sorte de retirar a fatia que possuísse a fava, ganharia o direito de entregar os presentes a Jesus. Não se sabe qual foi contemplado com a fatia premiada, pode ter sido qualquer um dos três, Baltasar, Belchior ou Gaspar.

É claro que isto é só uma lenda, o Bolo-rei tem, na verdade origens francesas. A sua receita correu o mundo, e muito contribuiu para isso a fama que o bolo ganhou de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia que possuísse a fava. Contudo, dita a tradição que quem receber a fatia com a fava, tem de oferecer o Bolo-rei no ano seguinte.

Embora, o gosto por este bolo no nosso país faça com que ele seja vendido durante todo o ano, a verdade é que a sua produção é mais intensa de finais de Novembro até ao dia de Reis (6 de Janeiro), até porque durante a época natalícia, o Bolo-rei não se limita a ser um bolo com um gosto agradável, ele é na verdade um verdadeiro símbolo desta época!


Aqui ficam três receitas para a sua confecção: Tradicional, na Bimby ou na MFP


Tradicional

150 gr. açúcar
750 gr. farinha
1 fava
30 gr. fermento de padeiro
175 gr. frutas cristalizadas
250 gr. frutos secos
raspas de laranja q.b.
raspas limão q.b.
150 gr. margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto

Preparação:
Depois de retirar as sementes que possam haver, pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar).
Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em lugar não muito frio durante 15m. Entretanto, bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem.
Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas.
Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixe levedar mais uma hora.
Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.


Nota : Esta receita dá para 6 pessoas




Na Bimby

50 gr. Sumo de laranja e limão
50 gr. de leite
80 gr. de açúcar
50 gr. de manteiga
Casca de laranja e limão (sem a parte branca)
1 ovo
2 colheres de chá de vinho do Porto
1 saqueta de fermipan
1 pitada de sal
350 gr. de farinha
Frutas Cristalizadas a gosto
Frutos Secos a gosto


Preparação:

Coloque o açúcar no copo e pulverize-o (Vel. 5-7-9) com a máquina a trabalhar junte as cascas. Em seguida juntar o leite e os sumos e programe 2 min. Temp. 40°, Vel.2. Juntar o ovo, a manteiga, o fermento e o vinho do Porto e o sal batendo tudo na Vel. 5 uns seg.
Juntar metade da farinha e misturar na Vel. 6 uns 15 seg. Juntar o resto da farinha e programar 3 min. na Vel. Espiga.
Deixar a massa no copo até dobrar o volume. Retirar a massa do copo, incorporar as frutas secas e formar uma rodela grande, pincelar com ovo batido e colocar as frutas cristalizadas em cima do bolo.
Vai ao forno a 50° até dobrar de volume. Retirar do forno e subir a temperatura a 200°, colocar de novo o bolo no forno cerca de 25 min. Juntar 30 gr de manteiga (mole) e programar 3 min, vel 3.

Notas:
Se não gostar de frutas cristalizadas pode fazer uma mistura de 70 gr de amêndoas e 70 gr. de açúcar, picar 5 seg. Vel. 5.


Na MFP

1 embalagem de Farinha para Pão Brioche
200 ml de água
250 gr. de Frutos secos (noz, amêndoa e amendoins de mel)
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
raspa de 1/2 Laranja
1 ovo batido para pincelar
100 gr. de Frutos secos para decorar
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Coloque a água tépida na cuba da máquina de fazer pão e junte o conteúdo da embalagem, seleccione o programa de massas.
Quando programa terminar, adicione os frutos secos, o Vinho do Porto e a raspa de laranja e seleccione novamente o programa de massas.
Quando terminar retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e molde uma coroa.
Coloque num tabuleiro untado, tape com um pano e deixe levedar em lugar quente ( eu coloco dentro do forno).
Depois do bolo levedado, pincele com o ovo batido e decore com os restantes frutos secos.
Leve a forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.
Polvilhe com açúcar em pó.





O seu sabor é um misto de bolo e de pão doce: o brinde e a fava, que tradicionalmente obriga aquele a quem sai a comprar o Bolo-rei no ano seguinte, rodeiam de expectativa o cortar de cada fatia. Experimente!

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo