quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Cesaréia Marítima

Cesaréia Marítima é uma antiga cidade e porto marítimo, fundada pelo Rei Herodes o Grande, no ano 20 AC. Situa-se na costa mediterrânica de Israel, a meio caminho entre Tel Aviv e Haifa.


Considerada em tempos um porto de primeira classe, Cesaréia foi a capital oficial daquilo a que os romanos chamavam a “Provincia Judea”. No tempo de Jesus, Pôncio Pilatos governava a partir desta cidade em nome de Roma.


Cesareia desempenhou um importante papel na história do início do cristianismo. Foi aqui que se realizou o baptismo do centurião romano Cornelius, que Filipe o Diácono ministrou, Pedro pregou ao centurião Cornélio, e que S. Paulo partiu para a sua viagem pelo Mediterrâneo oriental e foi aprisionado e enviado a Roma para julgamento.

Cesareia é um majestoso sítio arqueológico. Fragmentos do que outrora foram as belas estátuas comprovam que a cidade ostentava abundantes trabalhos artísticos do período romano.
Escavações ali efectuadas revelaram entre outros, um grande teatro localizado no extremo sul da cidade, hoje aberto ao público e onde actualmente se realizam grandiosos espectáculos ao ar livre.


A quando das escavações do Teatro, foi encontrada uma Pedra com partes de uma inscrição mencionando Pôncio Pilatos, procurador da Judéia e o Tiberium (edifício em homenagem ao Imperador Tibério), que ele construiu.

TIBERIEUM
PONTIUS PILATUS
PRAEFECTUS IUDAEAE


Cesareia Marítima não deve ser confundida com outras cidades que receberam o mesmo nome em honra de César, como Cesareia de Felipe, também em Israel, ou Cesareia Mazaca na Capadócia anatólia.


Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo