Cafarnaum
"Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira do lago, nos confins de Zebulom e Naftali." Mt (4,12-13)
"Depois entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, Jesus foi ensinar na sinagoga." Mc (1,21)
A cidade de Cafarnaum mencionada pela primeira vez no Novo Testamento, como o lugar onde Jesus viveu durante grande parte de seu ministério na Galiléia (e por isso palco de muitos milagres e ensinamentos de Jesus), localiza-se na costa noroeste do Mar da Galiléia, a 2,5 km a nordeste de Tagba e a uns 15 km a norte de Tiberíades.
Cafarnaum ficava na rota comercial Via Maris (Estrela do Mar) que ligava o Egipto à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.
Vários dos Apóstolos, Simão (chamado Pedro) e seu irmão André, Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, viveram em cafarnaum, bem como Mateus (Levi, filho de Alfeu) que trabalhava como colector de impostos nesta cidade.
Após ter sido seriamente danificada no terremoto de 746, a aldeia foi reconstruida a uma pequena distância, pouco mais a nordeste (onde se situa a actual Igreja Greco-Ortodoxa), mas pouco ou nada se sabe da sua história.
Escavações ali efectuadas "redescobriram" o local em 1838, e em 1866 foram identificadas as ruínas de uma sinagoga (que se pensa ser do tempo de Jesus), construída com pedras calcárias brancas importadas, sobre fundações de rocha basáltica.
Em 1990, a Igreja católica construiu uma capela hexagonal sobre o que restava de uma sala octogonal do século V, local onde Jesus teria vivido.
Sem comentários:
Enviar um comentário