terça-feira, 7 de setembro de 2010

...momentos de uma peregrinação.

Monte das Bem-aventuranças


"Depois disto, Jesus foi para a outra margem do lago da Galileia, ou de Tiberíades. Seguia-o uma grande multidão, porque presenciavam os sinais miraculosos que realizava em favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os seus discípulos. Estava a aproximar-se a Páscoa, a festa dos judeus. Erguendo o olhar e reparando que uma grande multidão viera ter com Ele, Jesus disse então a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para esta gente comer?» Dizia isto para o pôr à prova, pois Ele bem sabia o que ia fazer.
Filipe respondeu-lhe: «Duzentos denários de pão não chegam para cada um comer um bocadinho.» Disse-lhe um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro: «Há aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?» Jesus disse: «Fazei sentar as pessoas.»
Ora, havia muita erva no local. Os homens sentaram-se, pois, em número de uns cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os pelos que estavam sentados, tal como os peixes, e eles comeram quanto quiseram. Quando se saciaram, disse aos seus discípulos: «Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca». Recolheram-nos, então, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada que sobejaram aos que tinham estado a comer.
Aquela gente, ao ver o sinal milagroso que Jesus tinha feito, dizia: «Este é realmente o Profeta que devia vir ao mundo!» Por isso, Jesus, sabendo que viriam arrebatá-lo para o fazerem rei, retirou-se de novo, sozinho, para o monte."
Jo (6, 1-15)



"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa."
Mt (5, 1- 11)




O Monte das Bem-aventuranças ou das Beatitudes encontra-se situado numa colina a noroeste do Mar da Galileia. Foi neste local que Jesus proferiu a sua primeira pregação conhecida pelo "Sermão da Montanha".


Envolta num jardim dos mais belos da região, os Franciscanos construíram na década de 1930 uma igreja em estilo néo-renascentista da autoria do famoso arquitecto italiano António Barluzzi.


Construída com pedras de cores contrastantes, em calcário brancas e basalto negras, apresenta pórticos arqueados nos seus quatro lados.

Sobre o prédio de um só pavimento sobressai uma cúpula octogonal que se ergue sobre a capela principal. Mesmo por cima do altar, a cupula revestida a dourado apresenta oito vitrais onde se encontram inscritas as oito Beatitudes.




O santuário em torno do altar é circundado por um ambulatório aberto, em forma de arco. As janelas na parede exterior proporcionam uma vista panorâmica do Lago.


Junto da entrada pode observar-se os paramentos usados pelos papas Paulo VI e João Paulo II quando visitaram este local nos anos 1964 e 2000 respectivamente.




Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo