sexta-feira, 10 de setembro de 2010

...momentos de uma peregrinação


Monte Tabor


"E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear. E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.
Mc (9, 2-8)




O Monte Tabor é uma alta colina localizada na Galileia, a leste do vale de Jizreel, a 17 km a oeste do Mar da Galileia. Apresenta uma altura aproximada de 575 metros acima do nível do mar e distingue-se pela sua forma graciosa e solitária.

Muitos acreditam que foi no cimo deste monte que terá ocorrido a transfiguração de Jesus, sendo por isso considerado como um dos lugares místicos da Terra Santa, ligado ao culto da Transfiguração.


Em 1924 foi construída no local a actual Basílica da Transfiguração, obra do arquitecto António Barluzzi, o qual procurou representar as três tendas citadas nos evangelhos que narram a transfiguração: a tenda de Moisés e de Elias que estão em pequenas capelas e a tenda do Senhor que se encontra na nave central.



O altar é decorado com mosaícos que representam as diversas transfigurações do Senhor: nascimento, Eucaristia, morte e ressurreição, tudo obra artística de Barluzzi.


O acesso do peregrino ao Monte Tabor faz-se através de uma estrada que serpenteia a densa floresta de pinheiros. Muitos peregrinos preferem subir a pé desfrutando as magnificas vistas de Nazaré, para norte e Mar da Galileia para este.

Sem comentários:

Caminhar do Sul no Mundo