Mar Morto e Qumrun
Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado). Gn (14,3)
Como também a campina, e o Jordão por termo; desde Quinerete até ao mar da campina, o Mar Salgado, abaixo de Asdote-Pisga para o oriente. Dt (3,17)
O Mar Morto é um lago alimentado pelo rio Jordão, localizado a 24 km a leste de Jerusalém. Ocupa uma área aproximada de 1010 km quadrados, 75 km de comprimento e 15 km de largura. Banha Israel, Jordânia e Cisjordânia.
O Mar Morto é considerado o ponto mais baixo da terra. A sua superfície encontra-se a cerca de 396 metros abaixo do nível do mar, e contem a água mais salgada do mundo.
O nome “Mar Morto” deve-se à grande quantidade de sal que apresenta (dez vezes superior à dos oceanos), o que torna impossível qualquer forma de vida nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão e que aqui desagúe, morre imediatamente.
A grande quantidade de sal é também responsável pela sua grande flutuabilidade, razão pela qual os banhistas bóiam facilmente.
A lama existente no fundo do Mar Morto (a mesma utilizada pelos egípcios para embalsamar os seus mortos) faz hoje festa da industria de cosméticos.
A combinação do sal e alguns óleos essenciais torna o banho no Mar Morto imensamente relaxante, prazeroso e com inúmeras qualidades terapêuticas como por exemplo: oxigena, tonifica, regenera, nutre e amacia a pele; fortalece os tecidos; estimula a actividade das células e a circulação; combate a celulite e flacidez, elimina toxinas, e previne artrite, reumatismo e dores musculares.
Qumrun
Qumran, local arqueológico localizado a uma milha da margem noroeste do Mar Morto, a 12 km de Jericó e a cerca de 22 a este de Jerusalém.
Qumran tornou-se célebre em 1947 com a descoberta de manuscritos antigos, datados de 250 a.C. ao século I da Era Cristã, hoje conhecidos como os Manuscritos do Mar Morto.
Os fragmentos de manuscritos descobertos em onze cavernas de Qumran são cerca de 600 e um quarto destes contém textos bíblicos; com excepção do livro de Ester, todos os livros do Velho Testamento estão ali representados. Os mais numerosos são dos livros de Isaías, de Deuteronómio e dos Salmos.
Parte destes manuscritos podem ser vistos no Santuário do Livro, no museu de Israel em Jerusalém.
Sem comentários:
Enviar um comentário